Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral Futuro da “Rodovia da Morte” inspira preocupação em participantes de audiência da Frente Parlamentar do Pedágio

sábado, 13 março de 2021.

Em cada uma das reuniões realizadas pela Frente Parlamentar sobre os Pedágios da Assembleia Legislativa do Paraná, que toda semana se reúne para discutir a nova modelagem de concessões rodoviárias proposta pelo Governo Federal, surgem novos problemas. Na reunião desta sexta-feira (12), que pela primeira vez foi realizada de modo remoto para discutir a realidade da região de Umuarama, deputados e representantes da sociedade civil demonstraram preocupação com o futuro da PR-323, chamada pelos usuários de rodovia “Rodovia da Morte”.

Com grande número de acidentes, a PR-323 é a principal ligação entre as regiões Norte e Noroeste, passando por várias cidades do estado. O trecho também recebe o escoamento da safra de regiões produtoras paranaenses, além de servir de ligação com o Mato Grosso do Sul e países do Mercosul. Com a modelagem proposta pelo Governo Federal, o trecho da rodovia entre Maringá e Guaíra pode ganhar quatro novas praças de pedágio. Atualmente, não há nenhuma praça nos 265 quilômetros que liga as duas cidades.

A praça a ser criada em Umuarama terá o valor inicial de R$ 5,95. Com o degrau tarifário de 40% a ser aplicado após duplicação da rodovia, o preço pode chegar a R$ 8,33. Já a praça de Jussara, com um valor inicial de R$ 9,57, pode chegar, após o degrau, a R$ 13,40. Os aumentos estão previstos também nas novas praças de Cianorte, Guairaçá e Francisco Alves.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que realizou uma apresentação explicando que o modelo híbrido proposto é uma concessão onerosa, lembrou que nos 690 quilômetros do lote da região Noroeste, além da manutenção das três praças já existentes, outras cinco praças seriam criadas. Pelo modelo proposto, a duplicação da PR-323 só começaria após o terceiro ano de concessão, continuando no quarto ano.

Romanelli reforçou que o modelo apresentado se trata de um risco, já que o desconto está limitado em um valor de 17%, o que pode representar no futuro uma tarifa com o valor que pode chegar a 80% dos preços praticados atualmente. Ele lembrou que as atuais tarifas não podem ser o critério de desconto, já que os valores têm impacto na economia e competitividade do Estado. Para Romanelli, três critérios deverão ser adotados na nova modelagem de concessão: menor preço, mais obras e em menos tempo.

A apresentação mostrou ainda que o modelo inclui o chamado degrau tarifário, que representa o aumento da tarifa compulsoriamente em até 40% após a realização das obras e duplicações. “Queremos competitividade na licitação para a redução destes preços. Apenas o menor preço vai nos dar uma tarifa justa. Também queremos garantias de que as obras serão realizadas”, afirmou.

É unanimidade entre os participantes que o modelo de leilão híbrido de outorga onerosa é prejudicial para o Paraná e para a região. O coordenador da Frente Parlamentar, deputado Arilson Chiorato (PT), recordou que o grupo de trabalho tem rodado todo o Paraná para debater a proposta. “Nos reunimos aqui para fazer uma reflexão, principalmente sobre a PR-323. Temos dialogado com a sociedade, as entidades de classe e do setor produtivo, além de usuários. Queremos um pedágio que priorize a vida, a economia e o desenvolvimento. O atual modelo é caro e ineficiente, com uma série de obras que não foram terminadas”, disse.

Repercussão – O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, lembrou o importante trabalho da Frente Parlamentar em prol da sociedade. “Todos exigimos o melhor modelo na questão do pedágio. Vamos escolher juntos o melhor caminho”, disse. O prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, afirmou que a solução para o desenvolvimento da região é o pedágio, mas o modelo tem de beneficiar a população. “As praças de pedágio não podem se tornar impeditivos para que as pessoas cheguem à cidade. Precisamos ser ouvidos melhor”, observou.

O presidente da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), Dilvo Grolli, apresentou um cálculo sobre os valores do pedágio em 10 anos para demonstrar como serão os preços ao longo do tempo. “Com as tarifas vigentes, um carro de passeio paga hoje, entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, R$ 71,90. Com as tarifas propostas pelo novo modelo do Governo Federal, o valor cai para R$ 66,30. Quando as concessionárias começarem a trabalhar, as tarifas serão majoradas pela inflação. Fizemos as contas e, nos próximos 10 anos, este valor pode chegar a R$ 121,93”, exemplificou.

O presidente da Associação dos Municípios da Região do Entre Rios (Amerios) e prefeito de Icaraíma, Marcos Alex de Oliveira, revelou sua preocupação com a PR-323. “Cobramos melhorias na rodovia há 20 anos. É preocupante termos de aguardar mais três anos para investimentos. Não podemos aguardar mais”, completou. A rodovia também inspira o mesmo sentimento no presidente da Comissão PR-323, Sérgio Frederico. “Lutamos pela duplicação da 323 há anos. Este é um trecho com muito fluxo e grande número de acidentes. A rodovia recebeu poucos investimentos ao longo dos anos. Com o novo modelo estamos sendo novamente sendo prejudicados”.

O vereador de Umuarama, Mateus Barreto, afirmou que o pedágio é importante para o desenvolvimento da região. “O modelo, no entanto, tem de ser justo. O melhor é o menor preço. É disso que dependemos para que tenhamos desenvolvimento, sempre salvando vidas”, afirmou. O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Umuarama, Adriano Felisberto, concordou. “O desenvolvimento da região foi prejudicado quando ficamos de fora do Anel de Integração. Com o modelo que está sendo proposto, a região pode ser prejudicada mais uma vez por causa dos valores do pedágio”, afirmou.

Nova modelagem – O modelo proposto pelo Governo Federal prevê um investimento de R$ 42 bilhões nos 30 anos de concessão. Serão implementadas 42 duas praças de pedágio divididas em seis lotes, em uma extensão de mais de 3,3 mil quilômetros de rodovias pedagiadas. A Taxa Interna de Retorno (TIR) regulatória adotada é de 8,47%. A TIR é um método utilizado para análise de viabilidade de projetos de investimento.

Com a nova modelagem, estão previstas 15 novas praças de pedágio, sendo quatro no Oeste, três no Sudoeste, três no Noroeste, duas no Norte e três no Norte Pioneiro. Quatro das dez praças de pedágio mais caras do Brasil estão no Paraná. Além disso, muitas obras previstas até o final do atual contrato não foram realizadas ou foram suprimidas, como duplicações de rodovias e construção de trevos e contornos. Os deputados da Frente Parlamentar defendem três critérios a serem adotados na nova modelagem de concessão: menor preço, mais obras e em menos tempo.

 

Publicidade
domsegterquaquisexsáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
       
282930    
       
     12
31      
    123
2526272829  
       
28293031   
       
     12
31      
   1234
2627282930  
       
293031    
       
     12
       
      1
3031     
      1
30      
   1234
262728    
       
  12345
2728     
       
28      
       
      1
       
     12
2425262728  
       
      1
3031     
     12
24252627282930
       
  12345
2728293031  
       
2930     
       
    123
25262728293031
       
    123
18192021222324
25262728   
       
 123456
78910111213
21222324252627
28293031   
       
     12
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
       
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
       
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
       
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       
      1
9101112131415
23242526272829
3031     
    123
252627282930 
       
 123456
14151617181920
21222324252627
28293031   
       
      1
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
   1234
567891011
       
   1234
12131415161718
19202122232425
262728    
       
293031    
       
    123
11121314151617
       
  12345
13141516171819
27282930   
       
      1
23242526272829
3031     
    123
18192021222324
252627282930 
       
28293031   
       
   1234
567891011
       
     12
3456789
17181920212223