Lavouras de trigo, milho, cevada, aveia do Paraná foram atingidas por geadas na manhã deste domingo, 7.
Em Mamborê um produtor rural gravou um vídeo na manhã do sábado, dia 6, mostrando o tamanho do estrago das lavouras de trigo. “Aqui deu 100% de perda, não salvou uma espiga, tivemos uma geada muito forte, tanto na baixada quanto no alto”.
O produtor rural de Goioerê e ex-presidente da Aprosoja-PR, José Sismeiro, também afirma que a produção do estado vai ser prejudicada. Ele comenta que a cultura mais afetada será o trigo, que já estava em fase de espigamento. “Ontem (sábado) geou muito e esta madrugada também tivemos geadas, mas de menos intensidade. A perda (no trigo) vai ser grande”, disse.
As temperaturas ficaram tão baixas que o produtor rural Eduardo Cassiano relatou que o diesel no filtro das colheitadeiras chegaram a congelar.
Clima. De acordo com a Somar Meteorologia, 101 cidades no Brasil tiveram temperaturas iguais ou abaixo de 3ºC na madrugada deste domingo. Destes, 46 cidades ficaram com os termômetros com valores abaixo de 0ºC. Além disso, 158 estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram esta madrugada como a mais fria do ano.