A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goioerê esteve recentemente em visita à Secretaria de Agricultura de Quarto Centenário, quando na oportunidade, a equipe do secretário Gilberto Matushita foi recebida pelo secretário de Agricultura daquele vizinho município, Rogério Casa Branca e com a presença do prefeito Akio Abe, de Quarto Centenário.
A reunião das mais importantes foi marcada por um clima de união e cooperação entre os dois municípios. Na oportunidade os técnicos goioerense, conheceram de perto o trabalho desenvolvido em Quarto Centenário na área de coleta de materiais reciclável bem como conhecendo a estrutura da associação de recicladores daquele município cuja atuação é das mais importantes e conta com apoio integral do prefeito Akio Abe que tem sido importante parceiro daquela associação.
RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO. Além de discutir a questão da destinação do material reciclável outros importantes assuntos discutido foi em torno da reciclável de resíduos de material da construção civil.
Trata-se de um problema grave e que afeta diretamente os municípios de uma maneira em geral em razão da falta de local apropriado por parte das Prefeituras para depositar de forma correta o resíduo da construção civil.
Um problema que tanto Gilberto Matushita como Rogério Casa Branca asseguram que afeta os dois municípios. Principalmente Quarto Centenário que não dispõe de caçambas coletoras, assim como local apropriado para depositar os resíduos de construção.
E, na oportunidade as lideranças dos dois municípios firmaram compromisso de promover a cooperação não só entre Goioerê e Quarto Centenário, mas também de outros municípios da região para trabalhar em conjunto para buscar uma solução para o problema.
Problema que, conforme o secretário Rogério Casa Branca é de difícil solução uma vez que é necessário dispor de local adequado e devidamente aprovado pelo ITA (antigo IAP), dificuldade que a totalidade dos municípios enfrentam atualmente.
PEDREIRA. Em Goioerê o resíduo de material de construção civil é depositado na área da antiga Pedreira Municipal muito embora não tem licença ambiental para tanto. Uma única empresa de material de construção faz a destinação correta do resíduo de material de construção em Goioerê.
O diálogo entre as secretarias dos dois municípios devem prosseguir através da união e cooperação entre os dois municípios, assim como outros municípios. E pretendem buscar junto ao Governo do Estado apoio para esse importante projeto de destinação final dos resíduos de construção civil.
A proposta é buscar apoio do deputado estadual licenciado e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes, cuja pasta faz parte do projeto de sustentabilidade e meio ambiente coordenada por Márcio Nunes.
PRESENÇA. Nessa primeira reunião que tratou do importante tema, além dos secretários Gilberto Matushita e Rogério Casa Branca e do prefeito Akio Abe, de Quarto Centenário, estiveram presentes: Thiago Dias, engenheiro ambiental, e Aibe Pires de Carvalho, coordenador de Meio Ambiente e da ATA (associação dos recicladores de Goioerê), ambos de Goioerê. Também presenta as engenheiras ambientais da Secretaria de Agricultura de Quarto Centenário: Natalia Garcia e Juliana Correia, e as diretoras da “Q.C. Recicla: Neusa Ferreira, Zé Indio e Rodney Marangoni.
Foi a primeira de outras ações entre os dois municípios que aconteceu. Afinal, conforme salientou Rogério Casa Branca, “trata-se de um tema que merece a união e cooperação entre os municípios” – enfatiza Rogério Casa Branca.