Publicidade
Publicidade

Notícias / Paraná Goioerê e cidades da região estão em alerta para temporais; forte chuva de granizo atinge Mato Rico na tarde desta quarta-feira

quarta-feira, 12 novembro de 2025.

Entre as cidades sob alerta estão Goioerê, Juranda, Moreira Sales, Quarto Centenário, Ubiratã e Campo Mourão, além de dezenas de municípios do Oeste, Noroeste e Centro-Sul do Paraná.

 

O Simepar informa que já chove no Oeste e no Sudeste do estado, e a instabilidade se aproxima da cidade de Rio Bonito do Iguaçu — fortemente atingida pelo ciclone na última sexta-feira (7), que causou destruição e mortes. Nessa região, no entanto, a chuva desta quarta-feira (12) deve ter intensidade fraca a moderada, sem registro de ventos fortes.

Chuva mais intensa é esperada nas próximas horas na área da Tríplice Fronteira. O Noroeste e o Centro-Sul do estado também terão instabilidade. Já o litoral e o Leste seguem com predomínio de sol e temperaturas elevadas.

Na tarde desta quarta, a cidade de Mato Rico no Paraná foi atingido por uma forte chuva de granizo (foto)

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), 361 cidades paranaenses estão sob alerta de chuva forte, sendo 98 em alerta laranja, com possibilidade de até 100 milímetros de precipitação em 24 horas e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h.

 

Outros municípios estão em alerta amarelo, que indica perigo potencial, com previsão de até 50 milímetros de chuva e ventos de até 60 km/h. Há ainda a possibilidade de queda de granizo em diferentes pontos do estado.

 

O alerta laranja segue em vigor até 23h59 desta quarta-feira (12), enquanto o alerta amarelo vai até 21h.

Apesar da instabilidade, o Simepar descarta, por ora, tempestades com a mesma intensidade da última semana, quando tornados atingiram o estado.

“Teremos chuva e trovoadas já na madrugada no Oeste e Sudoeste, e ao longo do dia o tempo muda rapidamente nas outras regiões do Estado, mas esperamos volumes com menor intensidade do que foi a última passagem de frente fria. Mesmo assim, é importante acompanhar os avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil do Estado”, afirma o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.