Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê Goioerê: infestação do mosquito da dengue atinge nível de alerta

segunda-feira, 18 janeiro de 2021.

A equipe da Vigilância Sanitária esta atenta na fiscalização contra o mosquito da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Goioerê concluiu o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRA) e foi surpreendida com o nível elevado de infestação do mosquito da dengue encontrado nas residências visitadas.

Os números apresentados de infestação da dengue estão bem acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O LIRA apresentou um índice de 9,2% de infestação, colocando Goioerê em estado de alerta.

A Chefe da Vigilância Sanitária, Ana Flávia Costa explica que os números elevados de infestação apesar de altamente preocupante, não significa que Goioerê está em estado de epidemia, uma vez que o município conta com apenas um caso positivo.

O trabalho de vigilância está participando de mutirão na periferia da cidade para conter o avanço do mosquito da dengue

No entanto, Ana Flávia afirma a situação que preocupa porque o resultado do levantamento demonstra que a população precisa cuidar mais da limpeza dos quintais e terrenos baldios.

O levantamento foi realizado em dias de chuva, demonstrando quando os vasos de flores e objetos que acumulam água estavam com os ovos do mosquito,  que conseguem ficar incubados por mais de 300 dias em ambiente seco, aguardando água para eclodir, o que aconteceu na semana em que foi realizado o LIRA em Goioerê.

Desta forma, a Vigilância Sanitária pede a colaboração da população para que lavem semanalmente os vasos e qualquer objetivo que venha acumular água, pois esta é a forma de eliminar os ovos do mosquito Aedes Aegypt.

Os agentes participaram da aplicação do fumacê costal

Outra preocupação da Chefe da Vigilância, Ana Flavia, é que os números de casos dengue no Paraná estão muito alto, e basta uma pessoa contaminada de fora chegar em Goioerê ou uma pessoa retornar para Goioerê contaminada, para que uma nova epidemia possa voltar a acontecer em Goioerê.

INFESTAÇÕES. Segundo o levantamento realizado, os focos de infestação estão em grande número localizados nas residências e em segundo terrenos baldios.

Até mesmo as crianças estão participando do mutirão

Os bairros disparados na frente com o maior índice de infestação são: Vila Candeias e Santa Casa. Em terceiro lugar vem o Jardim Curitiba.

Os recipientes que mais foram encontrados os focos foram: em primeiro lugar baldes e frascos, e, em segundo lugar sacolas plásticas e caixa d’ água e em terceiro lugar bebedouro de animais.

BLOQUEIO ESTÁ SENDO REALIZADO. Desde que recebeu o resultado do LIRA, a equipe de combate a dengue da Secretaria de Saúde iniciou a aplicação de inseticida Cielo contra o mosquito da Dengue, realizando o bloqueio onde surgiram os casos suspeitos.

A ação se concentrou no bairro Santa Casa onde na semana passada surgiram 2 casos suspeitos. Essa será uma ação que se repetirá sempre que surgir casos suspeitos.

LIMPEZA. A equipe da dengue realizou nesta segunda-feira, 18, visitas aos coletores de materiais recicláveis que guardam depositado em suas casas o material antes de levar para a ATA. Ana Flavia explica que a equipe orientou e ficou muito preocupada com a situação que encontrou, pois a grande maioria dos recicláveis não estão no tempo.

Vale destacar ainda que a Secretaria de Viação e Obras em parceria com a equipe da dengue, através da iniciativa de moradores do Galileia, realizaram um mutirão de limpeza na mata do cemitério.

E, na última sexta-feira, o mutirão foi no Jardim Galileia, em apoio a uma ação idealizada pelo vereador Fabiano Barbosa.

A Secretaria de Saúde está alinhando com outras secretarias ações maiores envolvendo mutirão, mas até lá, os agentes estão nas ruas orientando os moradores para a limpeza e descarte de objetos que acumulem água.

DESAFIO. O prefeito Betinho Lima está preocupado com a situação da dengue. Na última semana, em Curitiba, pediu apoio para que o município possa realizar um grande mutirão de limpeza.

O prefeito parabeniza a iniciativa dos moradores do Jardim Galileia pela iniciativa de fazerem a limpeza e convidando a Administração para ser parceira na ação. “São ações como essa e a que está acontecendo nas redes sociais, onde uma das agentes de saúde, está liderando um desafio, chamando a população para promover a limpeza da sua casa e seu bairro, é que juntos vamos resolver muitos problemas. Convido as Associações de Bairros a aceitarem este desafio, que seremos parceiros nestas ações” – enfatiza o prefeito Betinho Lima.

 

Veja mais

Programa “Meu Bairro Limpo” no Jardim Galiléia foi sucesso