A secretária de Saúde, de Goioerê, Gabriela Martins reuniu a sua equipe, responsável pela vacinação contra o covid-19, para definirem o cronograma de vacinação em crianças de 5 a 11 anos, que em Goioerê somam 2.300 crianças nesta faixa etária.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Segundo Gabriela, o número de doses que recebidas foi pouco e serão priorizadas crianças com comorbidades ou deficiências permanentes. Na sequencia e a faixa etária começar pela idade de 11 anos e decrescendo até chegar a 5 anos, e o chamamento depende das doses que forem chegando.
O primeiro grupo será o de meninos e meninas com deficiência permanente ou comorbidades, que poderá receber a primeira dose. No grupo prioritário com comorbidades estão incluídas crianças com:
– Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras);
– Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias);
– Cardiopatias congênitas e adquiridas;
– Doença hepática crônica;
– Doença renal crônica;
– Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave);
– Imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais – Crohn e colite ulcerativa);
– Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior);
– Obesidade grave (IMC: escore z>+3);
– Síndrome de Down.
Será necessário apresentar documentos comprobatórios: laudo ou exame que indique a comorbidade ou deficiência; um documento que comprove atendimento em centro de reabilitação ou unidade especializada.
FICHA ATESTADO COMPROVAÇÃO COMORBIDADES.