Os números assustam. São 1.464 casos confirmados de ovid-19 somente no mês de janeiro em Goioerê e destes 107 foram crianças om idade entre 0 e 12 anos. Infelizmente Goioerê registrou duas mortes.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Apesar dos números fora de controle, a nova variante tem comprovado a sua alta de transmissão e efeitos mais amenos nos pacientes. Isso fica claro quando os números são comparados com janeiro de 2021 quando Goioerê registrou 233 casos e destes apenas 8 eram crianças. E apesar da diferença de números de um ano para o outro, o número de mortes se manteve igual, ou seja, duas mortes em janeiro de 2021.
O mês de fevereiro está iniciando e a Secretaria de Saúde alerta que será mais um mês de alto nos casos de covid, cuja previsão de começar a estabilizar é no final do mês. As projeções são de que o pico de transmissão desta nova variante ômicron, aconteça em meados do mês de fevereiro.
A secretária de Saúde, Gabriela Martins tem cobrado da população uma “consciência coletiva” ou seja, todos já sabem o que fazer para evitar a disseminação, que é o uso de máscaras, álcool em gel e evitar aglomeração e festas. Ela também alerta que a vacinação tem contribuído para que as pessoas consigam passar pela doença tendo efeitos mais menos como dor de cabeça, resfriado, dor de garganta, que são mais fáceis de serem tratados em casa.
Outro problema que a Saúde está enfrentando com essa nova realidade do covid, marcada pelo alto poder de transmissão, é que o sistema de saúde está ficando deficitário com falta de profissionais que estão se isolando. Segundo a Secretaria de Saúde, a população cobra visitas nos pacientes que estão isolados, mas não entendem que cada vez que um profissional da saúde se isola, toda equipe é remanejada para faltar o atendimento nas unidades. Se cada pessoa positivada ou que tivesse na dúvida, cumprisse o isolamento corretamente, a disseminação do vírus também reduziria.
Ontem, segunda-feira, 31, foi mais um dia de alta de casos de covid-19 em Goioerê. O boletim divulgado pela secretaria de Saúde aponta que foram 80 novos casos positivos e 77 casos suspeitos. Os números de casos ativos são 582. A UTI covid da Santa Casa está com 7 pacientes na internados e na enfermaria são 2 pacientes.