O evento acontece no dia 29 de agosto, na ACIG – Associação Comercial e Industrial de Goioerê (PR)
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e o Sindicato Rural de Goioerê realizam o Dia de Mercado da Grãos, no próximo dia 29 de agosto, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Goioerê (PR).
Diante das mudanças no clima e da volatilidade de preços das commodities agrícolas no mercado internacional e da taxa de câmbio no Brasil, que apresentam um cenário diferente do ano passado, é importante os produtores estarem informados sobre a conjuntura no mercado mundial de grãos e como isso afetará os preços no mercado interno.
Em 2015 a economia brasileira encolheu 3,8%. O único setor a apresentar crescimento, suportando o resultado nacional e impendido uma queda maior do Produto Interno Bruto (PIB) foi a agropecuária que fechou o ano com crescimento de 1,8%. A agropecuária paranaense apresentou crescimento ainda mais vigoroso de 4,4% dando suporte à economia paranaense, levando desenvolvimento e empregos para os municípios do interior do Estado. O Paraná tem destaque no âmbito da agropecuária nacional, sendo o maior produtor de frangos e segundo maior produtor de grãos. As exportações da agropecuária paranaense representaram 78% de todo valor exportado pelo Estado no ano de 2015.
O principal palestrante do evento é o analista de mercado de mercado de commodities Flávio França Junior, que atua há 30 anos em análise agroeconômica e de mercados de commodities. O beabá do mercado de commodities e as perspectivas para a comercialização agrícola da safra 2016/17 fazem parte dos principais temas da palestra de França Junior. O pesquisador do CEPEA/ESALQ/USP, Mauro Ozaki, apresentará os estudos sobre custos de produção agrícola no estado do Paraná, realizados no Campo Futuro, iniciativa da CNA, que faz levantamento de custos nos principais estados e municípios produtores de grãos do país. Além disso, a economista do Departamento Técnico e Econômico da FAEP, Tânia Moreira, vai expor a participação do agronegócio no contexto da conjuntura econômica atual.
Para o presidente do Sindicato Rural de Goioerê, Sérgio Fortis, “com essas informações, os produtores podem adotar as melhores estratégias de planejamento e comercialização das lavouras de grãos”. O público-alvo do Dia de Mercado de Grãos são produtores rurais, engenheiros agrônomos, cooperativas, técnicos e interessados em agronegócio. A entrada é franca e não há necessidade dos participantes realizarem inscrições.
Sérgio Fortis presidente do Sindicato Rural cita a importância do evento