Juliana Silva, atleta goioerense, atualmente residindo em Santos, fará sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 nesta quinta-feira, 29, às 14 horas, competindo na modalidade de tiro com arco. Além desta competição, Juliana retornará à arena nos dias 1º e 2 de setembro, também às 14 horas, para continuar sua busca por um lugar no pódio. A torcida será grande, já que apesar de Juliana não residir mais na cidade, ela tem familiares e amigos morando em Goioerê.
A trajetória de Juliana no esporte começou após um grave acidente que a deixou tetraplégica. Durante sua reabilitação, ela foi introduzida ao esporte como uma forma de recuperar não apenas a mobilidade, mas também a sua autoestima. Seu primeiro contato foi com o tênis de mesa, e em pouco tempo, já estava federada e confederada para competir. Em apenas três meses de treinamento, Juliana participou de sua primeira competição nacional e conquistou uma medalha de ouro. Ao longo de sua carreira no tênis de mesa, acumulou 56 medalhas, destacando-se como campeã brasileira.
Em 2022, Juliana participou de um workshop de tiro com arco e descobriu uma nova paixão. Seu talento natural rapidamente a fez se destacar, tornando-se recordista brasileira na modalidade. Essa conquista foi fundamental para garantir sua vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris.
“Não sei se o meu melhor será trazer uma medalha, mas, se não for, terei muito a aprender,” afirmou a atleta, demonstrando vontade de superação que marca sua trajetória.