O gosto pela cerveja fez nascer há 10 anos o desejo de produzir a sua própria cerveja. Em dezembro do ano passado George Eduardo Karoleski convidou o cunhado José Carlos Felix de Souza para se aventurar nesse sonho. Um sonho que hoje é realidade. E, juntos, já produzem uma excelente cerveja artesanal, que conte a aprovação dos amigos de churrasco de fim de semana, que foram os primeiros degustadores e hoje são clientes fidelizados. Cada produção tem venda garantida.
A cerveja artesanal produzidas por George e Carlinhos ganhou nome e rótulo: é a Hinterhoff.
Dedicação e trabalho que vem sendo reconhecido. A cerveja Hinterhoff em breve estará no cardápio da Brotherhood’s Cervejaria para que os clientes possam conhecer a cerveja artesanal produzida em Goioerê.
MÃO NA MASSA: Para iniciar a aventura, os cunhados compraram um kit que contém todos os equipamentos básicos para a produção da cerveja artesanal. Com a matéria prima em mãos: malte, lúpulo e levedura, George e Carlinhos, monitorados por um programa que regula a quantidade do produto para cada tipo de cerveja. Colocaram a mão na massa. E, de experimento em experimento, a Hinterhoff ganhou cor e paladar.
Uma cerveja um pouco mais forte das tradicionais e com maior teor alcoólico, mas de sabor aprimorado. “Quem bebe nossa cerveja, já no segundo copo não consegue mais beber as tradicionais, pois dizem que é aguada” – comenta George com o orgulho de quem fala de sua obra prima.
PROCESSO DEMORADO. George conta que convidou Carlinhos para participar do projeto, por se tratar de um processo cansativo, braçal e demorado. “Seria mais fácil eu desistir se eu estivesse sozinho. Sem falar que a produção acontece nos fundos da casa de Carlinhos” – brinca George.
Do início da produção até ficar pronta para beber, o processo dura cerca de 40 dias. No entanto, o mais complicado é o primeiro dia, cuja produção envolve um período de até 6 horas. Daí o motivo pelo qual só pode ser feita em um sábado ou domingo.
A Hinterhoff pode ser encontrada na garrafa de 300 ml (R$ 5,00), e, 600 ml (10,00).
NOVOS CERVEJEIROS
George explica que produzir cerveja é fácil, apesar de muito trabalhoso. “Qualquer pessoa é capaz de produzir cerveja artesanal em casa” – comenta dizendo que o investimento inicial gira em torno de R$ 2 mil. George e Carlinhos já estão fazendo discípulos em Goioerê.
George conta que já foi procurado por pessoas interessadas em produzir a cerveja caseira. Em quase toda região existem cervejeiros que trocam experiências, e que mantém contato através da Confraria de Cerveja Artesanais de Campo Mourão e Região. Uma associação que reúne os cervejeiros artesanais.