O Governo do Estado está ampliando a oferta de internet nas escolas que formam a rede pública de ensino. O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou, nesta quarta-feira (10), em cerimônia no Palácio Iguaçu, 10.229 computadores para colégios estaduais de 146 municípios do Paraná, além de mais de 2 mil equipamentos de wi-fi que vão beneficiar os alunos de todas as instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed). O investimento é de R$ 65 milhões.
Os novos materiais vão servir de suporte para que estudantes e professores acessem os programas lançados recentemente pela gestão estadual e que dependem de acesso à internet, como EduTech, Inglês Paraná, Robótica, Redação Paraná e Matemática Gamificada.
“Precisamos de um ambiente saudável e cada vez mais moderno dentro das escolas do Paraná. E é isso que estamos promovendo ao entregar computadores e equipamentos que permitam uma ótima conexão aos nossos alunos. Cada vez mais é a tecnologia que vai fazer a diferença na vida desses jovens, nascidos nessa era digital”, afirmou o governador.
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“Já avançamos consideravelmente. Hoje o Paraná é referência para o País por oferecer aulas de inglês por aplicativo, robótica, educação financeira, redação com apoio da inteligência artificial e programação. Esse pacote ajudou a fazer com que o Estado passasse da 7ª para a 3ª posição no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). E vamos buscar o primeiro lugar no ano que vem, tenho certeza”, acrescentou.
Os equipamentos de wi-fi são para todos os colégios da rede e incluem 1,2 mil switches (base que conecta todos os aparelhos de uma mesma rede) e 22,5 mil pontos de acesso (dispositivos de rede que permitem a conexão sem fio a uma rede cabeada).
“Vamos oferecer uma conexão de qualidade, com investimento em infraestrutura. Será a maior rede da América Latina, com mais de 22 mil pontos de acesso, com todas as escolas conectadas”, disse o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder.
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Já os computadores serão destinados a 483 escolas de 146 municípios, beneficiando mais de 250 mil estudantes. Cada colégio receberá entre cinco e 20 desktops ou notebooks, conforme as demandas e características dos laboratórios de informática.
INCLUSÃO DIGITAL – Neste momento, 10% dos colégios contemplados já receberam os computadores. Os estudantes e professores poderão utilizar os equipamentos a partir do início do ano letivo de 2022, uma vez que as entregas e instalações devem ser concluídas até o fim de janeiro.
“Estamos falando de uma ação inovadora, que permite a inclusão digital de fato. Os computadores e a internet vão equiparar a aprendizagem dos alunos de uma mesma idade e série”, comentou a diretora do Colégio Estadual Cívico Militar Marechal Cândido Rondon, de Curitiba, Virgínia Oliveira.
Aluno da 8ª série do Marechal Cândido Rondon, João Vitor Filipak, de 13 anos, será um dos estudantes impactados com a entrega dos aparelhos de informática. “É muito importante, vai me ajudar nas aulas de redação e de programação”, disse ele, que começa a ensaiar o rumo profissional que pretende tomar. “Estou entre a contabilidade e a engenharia. Acho que o computador pode me ajudar nessa escolha”.
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ROBÓTICA – Além dos computadores, o Governo do Estado começou a entregar mais de 2,5 mil kits de robótica para 257 colégios da rede estadual. A ação inovadora integra o programa Robótica Paraná, lançado em agosto. O investimento é de R$ 9,1 milhões. A estimativa é que nesta primeira fase do projeto 10 mil alunos sejam beneficiados.
A iniciativa vai destinar 10 kits para cada escola com foco no desenvolvendo de projetos tecnológicos em aulas de robótica oferecidas para estudantes do Ensino Médio, totalizando 2.577 materiais de apoio. O conteúdo engloba programação de robótica básica, automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.
Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos.