Completando a viagem ao Noroeste do Estado, após agendas em Paranavaí e Diamante do Norte, o governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta terça-feira (3) em Nova Londrina. Ele se reuniu com os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (Comafen) para discutir a atuação do Governo do Estado na região.
Ao lado do vice-governador Darci Piana, Ratinho Junior também participou da inauguração da Unidade Integrada do Sesc Senac no município, que vai oferecer atividades de lazer e qualificação profissional para moradores de dez localidades. Na ocasião, Piana recebeu o título de Cidadão Honorário de Nova Londrina.
O governador destacou o papel da unidade na qualificação profissional, essencial para uma boa colocação no mercado de trabalho e que contribui com a atração de investimentos ao Estado. “Um dos compromissos do nosso governo é trabalhar na qualificação profissional, e o Sesc Senac, que é uma entidade muito reconhecida no Paraná, tem conseguido espalhar esse trabalho em todos os cantos do Estado”, disse.
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
“A melhoria da mão de obra regional torna o Estado mais atrativo para novos investimentos. Quando um grande empreendimento, seja de uma indústria, do comércio ou do turismo, busca uma região para se instalar, ele leva em conta a capacitação dos trabalhadores, é um quesito muito importante”, disse Ratinho Junior. “As unidades do Sesc Senac têm esse papel, de tornar a mão de obra paranaense uma das mais capacitadas do País”.
A previsão é que cerca de 600 mil pessoas participem das ações desenvolvidas no espaço anualmente, incluindo os cursos de capacitação e as atividades de esporte e lazer. “Vai beneficiar muito Nova Londrina e os municípios da região com a capacitação de mão de obra e também nas ações de educação, esporte, cultura, lazer e assistência social”, salientou Darci Piana.
“A questão da mão de obra é fundamental para dar a qualificação necessária para as pessoas conseguirem um bom emprego, o que é essencial para o Paraná”, ressaltou o vice-governador. “Esta região recebe investimentos maciços não só do Estado, como de empresas que vem de fora, e precisa de trabalhadores qualificados”.
O prefeito de Nova Londrina, Vico Bono, salientou que a unidade vai contribuir para a atração de investimentos à cidade, principalmente pela oferta de capacitação profissional. “Todo o empresário que investe na cidade precisa de uma mão de obra qualificada. Fora isso, a unidade vai trazer mais saúde, mais cultura e mais educação para o nosso povo, contribuindo com toda a região”, disse.
ESPAÇO – Com uma área de quase 2,2 mil metros quadrados, a unidade levará capacitação profissional nas áreas de Beleza, Gastronomia, Comércio, Comunicação, Gestão e Tecnologia da Informação. Equipado com academia, quadra de grama sintética, biblioteca, sala de cinema e outros atrativos, o espaço também contará com atividades em Ação Social, Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Saúde e Turismo.
O Sesc Nova Londrina será responsável pelo atendimento de dez municípios da região: Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Loanda, Marilena, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica e São Pedro do Paraná. O Senac também irá atender as cidades de Guairacá, Planaltina do Paraná e Terra Rica.
O Sesc irá ofertar, já em 2021, atividades dos projetos Aprender & Jogar, Comércio em Movimento, Cursos de Valorização Social, Ginástica Multifuncional, Recreação Esportiva, Pilates com Aparelhos, Sesc Ativa, Sesc Iniciação Esportiva e Sesc Lazer. E deve ampliar as atividades a partir do ano que vem, principalmente as de ação social, com a realização das campanhas do Brinquedo, do Agasalho e do Material Escolar.
Na parte de capacitação profissional, o Senac terá capacidade para atender 735 alunos por dia. O espaço conta com cozinha didática, cinco ambientes pedagógicos convencionais, ambiente pedagógico de cabeleireiro/maquiagem, manicure/pedicure e informática. A unidade será polo do Senac EAD na oferta de cursos técnicos, graduação, pós-graduação e livres.
Para o segundo semestre deste ano, o Senac irá ofertar cursos gratuitos por meio do Programa Senac de Gratuidade. Eles atendem as áreas de: assistente administrativo; qualidade no atendimento ao cliente; técnicas de serviços de supermercado; produção de pães caseiros; técnicas para garçom; práticas de trabalho da manicure e pedicure.
Além dos cursos gratuitos, também estará disponível uma grade de títulos com 40% de desconto nas áreas de beleza, gastronomia, gestão e informática.