Juranda deu mais um importante passo em seu projeto de turismo religioso denominado “Juranda – Além do Milagre”, durante o evento onde o Governo do Estado lançou oficialmente o Projeto Ponto Paraná e foi apresentado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) o estudo de viabilidade mercadológica e econômica visando a consolidação do turismo local e regional.
A prefeita Leila Amadei e a vice Joelma recepcionaram diversas autoridades na noite de quarta-feira, 28, no Centro de Eventos de Juranda, entre elas o deputado Artagão Junior, o presidente da Câmara Diogo Senko, lideranças do Governo, da UEL e secretários municipais das cidades da Comcam.
A prefeita Leila Amadei abriu o evento relembrando a trajetória que a sua gestão vem se dedicando ao desenvolvimento do turismo religioso em Juranda. “Para alavancar Juranda, precisávamos de um novo perfil econômico e, após o milagre de Lucas, nossa cidade nunca mais seria a mesma”, destacou, relatando que Juranda já recebeu 15 mil pessoas de todo o Brasil, atraídas para conhecer o milagre que possibilitou a canonização dos irmãos pastorinhos, Jacinta e Francisco Marto.
Leila também ressaltou o importante trabalho realizado pela equipe da Universidade Estadual de Londrina, que conduziu em novembro de 2023 a pesquisa que possibilitou a análise da viabilidade mercadológica e econômica do município.
O estudo revelou que a população investe em alimentação e cultura, indicando que investimentos nessa área são economicamente viáveis, alinhando-se com o turismo regional proposto pelo projeto. Segundo a diretora da UEL, o objetivo do projeto é o desenvolvimento responsável e sustentável de Juranda. “Parabenizamos a prefeita Leila e a vice Joelma pela coragem de aceitar um desafio desse porte”.
O deputado Artagão Junior parabenizou a prefeita Leila pelo grandioso projeto. “Isto não é fruto do acaso. Juranda é uma cidade bonita, organizada e com potencial para o turismo religioso, radical, gastronômico e de ecoturismo. A oportunidade está aí. Depende de todos”.
Outro destaque do evento foi a presença da equipe do Governo do Estado, representada pelo diretor de Desenvolvimento Econômico do Invest Paraná, Rogério Chaves, e sua equipe. Eles apresentaram a implantação do projeto Ponto Paraná, o primeiro que o Governador Ratinho Junior instalará no Estado.
A megaestrutura será construída nas proximidades do Posto Madeira, recebendo investimentos de cerca de R$ 10 milhões para atrair turistas e viajantes de passagem pela rodovia. “Usamos Juranda como exemplo pelo engajamento da prefeita Leila. É um modelo para nós e uma referência para outras cidades”, enfatizou o diretor da Invest Paraná, Rogério Chaves.
Chaves explicou que o projeto foi inspirado em uma iniciativa japonesa e será instalado em 19 locais do Paraná, próximos a regiões com perfil turístico, oferecendo gastronomia, entretenimento, local para descanso, artesanato regional e comércio em geral. Em Juranda, o Ponto Paraná terá um espaço para relatar a história do milagre de Lucas e da canonização dos pastorinhos.
Ao final do evento realizado em Juranda, a prefeita Leila Amadei ofereceu um jantar a todos os presentes, com destaque para a leitoa entricheirada, prato típico do município, e sobremesas com doces artesanais.