A Divisão de Proteção Social Básica, do Departamento de Assistência Social da secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com a Gerência do Governo da Caixa Econômica Federal GIGOV/Curitiba promove, nos meses de maio e junho a capacitação para o novo Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec v2) para os profissionais dos 399 municípios do Paraná. O objetivo é apoiar as gestões municipais do Programa Bolsa Família.
São ofertadas 480 vagas, divididas em oito turmas, distribuídas aos profissionais dos municípios. A capacitação acontece de forma online, e cada turma contará com 60 participantes e dois instrutores da GIGOV/Curitiba/CEF, com carga horária total de 16 horas.
O novo sistema desenvolvido pelo Ministério da Cidadania é uma versão mais atualizada e robusta do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) e estará disponível aos municípios do Paraná a partir de 1º de junho.
A chefe do Departamento de Assistência Social da secretaria, Larissa Marsolik, afirma que a determinação do Governo do Estado foi intensificar as capacitações para fortalecer a rede de assistência social no Estado. “Este novo sistema terá uma ampliação de informações disponíveis, novos relatórios gerenciais, e possibilitará às gestões realizarem ações simultâneas na administração de benefícios. Além disso, trará informações de todas as famílias inscritas no Cadastro Único, identificando facilmente as famílias com perfil para o Programa Bolsa Família, mesmo ainda sem a inserção destas no programa”, disse
DÚVIDAS – Os Escritórios Regionais da Secretaria da Justiça fazem a mobilização dos municípios para participação da capacitação, orientando sobre as inscrições e promovendo alguns ajustes de vaga/datas disponibilizadas, visando garantir a participação de todos os representantes dos municípios, apoiando assim as gestões municipais na qualificação das ações do Programa Bolsa Família.
SISTEMA DE GESTÃO – O Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) é uma ferramenta fundamental para o Gestor Municipal do Programa Bolsa Família (PBF), que facilita o acesso a informações de programas sociais e de benefícios em que os usuários estejam inscritos. É por meio dele que é feita a gestão e/ou administração dos benefícios das famílias, tais como bloqueio, desbloqueio, cancelamento e reversão de cancelamento do PBF, bem como o monitoramento do programa por meio dos relatórios gerados.