A diva da música Elza Soares (1930-2022) foi uma cantora muito prestigiada em todo Brasil e se tornou uma lenda, ainda em vida, tendo lançado mais de 35 álbuns e acumulando um repertório invejável de mais de 800 gravações.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
Elza Soares infelizmente morreu aos 91 anos de causas naturais no início deste ano, deixando um vasto legado para seus fãs de décadas e registrado todo seu brilhante talento para as futuras gerações.
No entanto, o legado de Elza Soares teria ficado disponível, financeiramente e artisticamente falando, para seus herdeiros diretos. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) se pronunciou em nota à imprensa sobre a herança deixada pela famosa.
Na nota divulgada, a corporação lamentou, inicialmente, a partida da cantora Elza Soares: “A artista era conhecida pela interpretação única em casa canção e voz marcante, além de sua história e força, representatividade e superação.”, dizia trecho do comunicado.
Em seguida, o ECAD revelou que há exatamente 864 gravações da cantora registradas na corporação, as quais os seus herdeiros irão continuar recebendo pelo direitos autorais pertinentes das canções durante um período que surpreendeu a todos.
“Esse pagamento é assegurado por 70 anos, após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral.”, declarava a nota oficial divulgada à imprensa.
Ou seja, os herdeiros de Elza Soares irão usufruir de uma herança extraordinária deixada pela artista e, sem dúvidas, ganharão ainda mais, afinal de contas, o valor só acumula com o passar de 70 anos.
ÚLTIMO TRABALHO E INSPIRAÇÃO
O grande último trabalho da Elza Soares, curiosamente, foi lançado em vida no ano de 2021, meses antes de seu falecimento em janeiro de 2022, no entanto, foi gravado nos anos 90 e divulgado somente 30 anos depois. O álbum foi realizado em parceria com João de Aquino.
A cantora Elza Soares se tornou, ao longo de sua carreira, um verdadeiro símbolo antirracista, contra a violência doméstica e intolerância religiosa. Inspirando diversas gerações a lutarem por sua causa, fosse contra o preconceito ou exaltando o feminismo.
Vale destacar que a artista veterana abordava temas muito delicados da sociedade em suas canções, além de levantar bandeiras de apoio às minorias desfavorecidas. Elza Soares deu voz à muitas mulheres e pessoas de sua etnia.
Fonte: TV FOCO.