Hoje quarta-feira, 21 de abril, é feriado municipal pelo Dia de Tiradentes. Mas para Goioerê a data também tem outro significado, é o Dia Municipal do Pioneiro Goioerense. A data foi escolhida por ser uma data significativa, pois foi no dia 21 de abril de 1950, que a família Scarpari recebeu as ordens de ocupação das terras da Gleba 12, primeira parte, Colônia Goioerê, com área de 1.200 alqueires.
HOMENGENS À 20 PIONEIROS
Este ano, a presidente da Associação de Pioneiros de Goioerê, Vera Carvalho, juntamente com o presidente da Câmara, Kleber Paraiba e o prefeito Betinho Lima, vão comemorar a data no mês de agosto, dentro das comemorações do aniversário de Goioerê, com homenagens a 20 pioneiros.
A homenagem era para ter ocorrido nesta semana, durante a sessão da Câmara, quando seriam homenageados 16 pioneiros que foram selecionados através de reuniões online com a diretoria da Associação e o chefe da Casa da Memória, Renato Santos, que através da Secretaria de Cultura estão auxiliando no evento.
A presidente Vera Carvalho comenta que devido a pandemia as reuniões foram online, o que dificultou um pouco o trabalho de escolha, cabendo aos diretores este trabalho.
Vera comenta que nesta nova gestão do Prefeito Betinho Lima e vereadores, está sendo possível reativar as homenagens que ocorriam para comemorar o Dia Municipal do Pioneiro Goioerense.
Como foram anos sem realizar a homenagem, o presidente da Câmara Municipal, Kleber Paraiba concordou que um número maior de pioneiros possam ser homenageados, já que anteriormente eram 10 sendo escolhido 16 pioneiros que seriam homenageados neste mês de abril.
No entanto, houve um consenso para que o evento fosse transferido e a nova data escolhida foi agosto, por ser o mês de aniversário de Goioerê. “O momento não está propício para promover reuniões e acreditamos até agosto a realidade seja outra” – comenta Vera Carvalho.
O presidente da Câmara, Kleber Paraiba, sugeriu que o evento também tivesse um outro formato, ampliando para 20 pioneiros homenageados e que ocorra em outro local, maior onde se consiga receber os familiares dos homenageados, tornando um evento comemorativo ao aniversário da cidade.
O prefeito Betinho Lima apoiou a proposta para realizar um evento maior. “É mais que justo homenagearmos pessoas que escreveram nossa história. Como filho de pioneiro, sei a importância dessas corajosas pessoas que nunca desistiram de Goioerê e hoje temos orgulho dessa cidade” – ressalta.
As fotos são do escritor goioerense Antonio Correia Paz.