Hoje, sábado, 28, o cartório eleitoral de Goioerê abrirá das 11 às 16 horas, para fazer o recadastramento biométrico dos eleitores. Será o último plantão antes do encerramento do prazo para recadastramento de eleitores de Goioerê, Rancho Alegre, Quarto Centenário e Moreira Sales, que expira no dia 25 de outubro.
O Cartório Eleitoral de Goioerê está localizado na Rua Guimarães Rosa, próximo da Prefeitura Municipal. A abertura da triagem para entrega de senhas será a partir das 11:00 até às 16:00 horas.
ÚLTIMO PLANTÃO. Esta será a última chance para quem trabalha e não consegue ir ao cartório eleitoral durante a semana. “A intenção é facilitar a vida dos eleitores que têm pouco tempo nos dias úteis para comparecer nos locais” – explica o chefe do Cartório, Mário Claudino, que alerta que será o último plantão.
Faltando pouco menos de um mês para encerrar o prazo, o Cartório Eleitoral atingiu pouco mais de 70% dos eleitores, número que preocupa, já que a estimativa era de chagar no início de novembro com 90% dos eleitores cadastrados.
NÚMEROS. Até o momento os percentuais da revisão Biométrica por Município é o seguinte: Goioerê 70,1%; Moreira Sales 74,3%; Quarto Centenário 72,6%; Rancho Alegre D’oeste 75,4%. .
É OBRIGATÓRIO.O recadastramento eleitoral é obrigatório e o eleitor que não comparecer dentro do prazo terá seu título eleitoral cancelado, ficará impedido de votar, de receber benefícios sociais, como o Bolsa Família, de obter passaporte, de ser empossado em cargo público ou de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Também poderá ter dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.
PODE AGENDAR. A orientação é que quem for fazer biometria agende primeiro no site do TRE (www.tre-rj.jus.br), pois tem sempre prioridade no atendimento. Mas quem for sem marcar também conseguirá fazer o cadastramento, mas terá que aguardar se houver algum marcado online.
DOCUMENTOS. Para se cadastrar o eleitor deve levar documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência (até três meses de emissão) e o título de eleitor.