Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê Homenagem aos pioneiros de Goioerê foi concorrida

terça-feira, 11 julho de 2023.

O plenário da Câmara ficou repleto de convidados na sessão que homenageou os pioneiros

A presidente da Câmara, Luci Alvino com o homenageado, o empresário Antonio Mesquita

Um clima de muita alegria e emoção, marcou a sessão solene realizada na Câmara Municipal de segunda-feira, dia 10,  para homenagear 24 pioneiros que fazem parte da história de Goioerê. Entre os pioneiros homenageados, destaque a dona Cristina Maria  de Jesus de Oliveira, 94 anos, ela que foi a pioneira mais velha a ser homenageada na noite. Dona Cristina chegou em Goioerê no ano de 1964.

CLIQUE E FIQUE BEM INFORMADO

A presidente da Câmara, Luci Alvino falou sobre a importância de preservar e valorizar essa história que continua conduzindo e guiando o futuro da cidade. “Cada rua, cada praça, cada comércio, cada instituição é a prova da grande contribuição que vocês deram para nossa amada Goioerê”, disse ressaltando que a memória e o exemplo de cada um dos pioneiros sejam eternamente preservados e que essa história possa ser contada para as novas gerações.

Vera Carvalho representou a presidente interina da Associação dos Pioneiros, Neusa Cavalcante que por problemas de saúde não pode estar presente no evento

Vera Carvalho entregou a placa homenageando o pioneiro Antonio de Jesus Filho “Sitonho”

Representando o prefeito Betinho Lima, o chefe de Gabinete, Marcio Bonesi parabenizou o Poder Legislativo por essa justa homenagem para esses homens e mulheres que tanto trabalharam por Goioerê.

Falando em nome dos homenageados, José Lopes Rodrigues destacou a importância dessa honraria para os pioneiros celebrar suas histórias. “Uma sociedade não pode viver sem sua história e valorizar seus filhos é a melhor forma de gratidão àqueles que ajudaram a construir o passado. Parabéns Legislativo por essa homenagem”, declarou.

O vereador Marcio Lacerda entregou a placa a dona Cristina Maria de Jesus de Oliveira, com 94 anos, foi a pioneira com mais idade a ser homenageada

“Essa homenagem é mais que um reconhecimento, é fazer justiça com aqueles que abriram caminhos para que pudéssemos chegar onde chegamos”, completou a professora Vera Carvalho que representou a presidente interina da Associação dos Pioneiros, Neusa Cavalcante, agradecendo a Câmara pela parceria, a ex-vereadora Neide Sena, autora do projeto que criou o Dia do Pioneiro de Goioerê e estava presente na sessão e ao secretário de Cultura, Dhionata Macena que através de sua equipe, abrilhantou o evento.

O vereador Fabiano Barboza entregou a placa ao homenageado José Ary Valdo de Souza

O vereador Walter Tenente Martins entregou a placa ao homenageado José Lopes Rodrigues

Vera Carvalho entregou a placa ao homenageado José Carlos Luizão

O vereador Walter Tenente Martins entregou a placa a homenageada Lindacir Vila Real

O vereador Marcio Lacerda entregou a placa ao homenageado Manoel Pereira Primo

O vereador Helton Maia entregou a placa ao homenageado Gevanildo dos Reis

O vereador Herley Kleber Paraiba entregou a placa ao homenageado Eufrásio Telles de Souza

O vereador Ricardo Martins entregou a placa a homenageada Eleny Vivan de Oliveira

O vereador Fabiano Barboza entregou a placa ao homenageado Claudio Kozan

O secretário Marcio Bonesi entregou a placa  ao casal de pioneiros Lourdes/Odonozor de Oliveira Cândido

O vereador Fabio Plaza entregou a placa ao homenageado Antonio Alves Martins

O vereador Herley Kleber Paraiba entregou a placa ao homenageado Roque Karoleski

O vereador Ricardo Martins entregou a placa a homenageada Ondina Andrade Corrêa Oliveira

O vereador Fabio Plaza entregou a placa ao homenageado Norival Bueno

O vereador Patrik Peloi entregou a placa ao homenageado Salvador Bernava. A esposa Maria Francisca também foi homenageada

O secretário Marcio Bonesi entregou a placa a homenageada Tereza de Souza

O vereador Helton Maia entregou a placa a homenageada Sidinal Cavalcante da Silva que foi representada pela sua neta

A presidente da Câmara, Luci Alvino entregou a placa ao homenageado Miguel Oliveira Cruiz, representada pela diretora da Associação dos Pioneiros, Elza Barboza

O vereador Patrik Peloi entregou a placa a homenageada Iraci Varelo, que foi representada pela professora Marciana

Diretores da Associação dos Pioneiros presentes na sessão

Vereadores e colaboradores da Câmara

José Lopes usou a palavra representando os pioneiros homenageados

CONHEÇA OS HOMENAGEADOS:

CASAL DE PIONEIROS ADONOZOR DE OLIVEIRA CÂNDIDO E LOURDES AUGUSTA ALVES CÂNDIDO –  O SENHOR ADONOZOR NASCEU NO DIA 14 DE OUTUBRO DE 1947, EM BURITAMA/SP, E A SENHORA LOURDES NASCEU NO DIA 06 DE NOVEMBRO DE 1947, NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP, A UNIÃO DO CASAL DEU-SE NO DIA 20 DE DEZEMBRO NA CIDADE DE AURIFLAMA/SP – NO DIA 02 DE JANEIRO DE 1970 NASCEU O PRIMEIRO FILHO – ELITON EDUARDO CÂNDIDO. NO DIA 21 DE JANEIRO DE 1971, JUNTO COM OUTRAS DUAS FAMÍLIAS, COMPRARAM A SAPATARIA PARAIBANA NA CIDADE DE GOIOERÊ E FUNDARAM A SELARIA E SAPATARIA PAULISTA. A SELARIA E SAPATARIA PAULISTA É UMA DAS EMPRESAS MAIS ANTIGAS DO COMÉRCIO GOIOERENSE. NA CIDADE DE GOIOERÊ TIVERAM MAIS QUATRO FILHOS E TRÊS NETOS: HUMBERTO DE ALENCAR CÂNDIDO; CLAYTON CARLOS CÂNDIDO; MARISÂNGELA DE LOURDES CÂNDIDO E HELLEN AUGUSTA CÂNDIDO; E OS NETOS: EDUARDO PROCÓPIO CÂNDIDO; MARIA EMÍLIA CÂNDIDO DE OLIVEIRA E ISAQUE AMORIM CÂNDIDO. O CASAL DESDE SUA CHEGADA EM GOIOERÊ SEMPRE PARTICIPOU E AINDA PARTICIPA DE MOVIMENTOS RELIGIOSOS E SOCIAIS DE NOSSA CIDADE. O CASAL CONTINUA ATUANTE NA PARÓQUIA CRISTO REDENTOR, NA PASTORAL DA SAÚDE, NO HOSPITAL SANTA CASA E NAS AÇÕES DO COMÉRCIO GOIOERENSE. ADONOZOR E LOURDE EXPRESSAM SEU AMOR PELA CIDADE E PELO BAIRRO JARDIM CURITIBA, TODOS OS DIAS, POIS CONSTRUIRAM AMIZADAS, CRIARAM SEUS FILHOS, VIRAM A CHEGADA DOS NETOS E ESPERAM A CHEGADA DOS BISNETOS. AJUDARAM NO DESENVOLVIMENTO E NO CRESCIMENTO DA NOSSA GOIOERÊ, E ESPERAM QUE GOIOERÊ CONTINUE SEMPRE EVOLUINDO E SE DESENVOLVENDO.

 

ANTÔNIO ALVES MARTINS – NASCEU NO DIA 21 DE MARÇO DE 1939, NA CIDADE DE BIRIGUI/SP. NO ANO DE 1963 CASOU-SE COM A SENHORA APARECIDA TEIXEIRA MARTINS – FILHOS DO CASAL: JOSÉ ANTÔNIO; LUIZ CARLOS; EDSON ROBERTO E ELIZABETE ALVES MARTINS. A CHEGADA DA FAMÍLIA DO SENHOR ANTÔNIO ALVES EM GOIOERÊ FOI NO ANO DE 1966, ONDE ADQUIRIRAM UM PEQUENO SÍTIO E TOCAVAM LAVOURA. FAMÍLIA TRADICIONAL E MUITO LIGADOS A IGREJA CATÓLICA.

 

PIONEIRO ANTÔNIO DE JESUS FILHO – NASCEU EM 16 DE MARÇO DE 1948. CHEGOU EM GOIOERÊ NO DIA 28 DE NOVEMBRO DE 1968, ADVINDO DA CIDADE DE FLÓRIDA/PR. DENTRE AS ATIVIDADES EXERCIDAS NO MUNICÍPIO, FOI JOGADOR AMADOR DE FUTEBOL DO ANTIGO GRÊMIO, PROFESSOR MUNICIPAL – NA GESTÃO DO PREFEITO ALCIR ARAÚJO “CICI” FOI NOMEADO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, PROFESSOR DA REDE ESTADUAL – EM 1982 CONCLUIU O CURSO DE DIREITO E PASSOU A EXERCER AS PROFISSÕES DE PROFESSOR E DE ADVOGADO , CASADO COM JOSEFA BOAVENTURA DA SILVA JESUS – TEM TRÊS FILHOS: JOSÉ MARCELO DE JESUS (ADVOGDO); FRANCIELI BOAVENTURA DE JESUS (DO LAR) E KETHEN ELOINE BOAVENTURA DA SILVA JESUS (ACADÊMICA DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEM). SEMPRE AJUDOU E ATÉ CRIOU, CRIANÇAS DESAMPARADAS, PESSOALMENTE E COMO PADRINHO DA ALDEIA SOS.

 

PIONEIRO ANTÔNIO MESQUITA DE ARAÚJO – CHEGOU EM GOIOERÊ NO DIA 26 DE MARÇO DE 1968, VINDO DA CIDADE DE PÉROLA/PR. FOI GERENTE DAS CASAS PERNAMBUCANAS ATÉ SETEMBRO DE 19722 – DE 1973 A ABRIL DE 1975 GERENTE DA LOJA SILMAQUINAS – DE MAIO DE 1975 A JUNHO DE 1986 SÓCIO PROPRIETÁRIO DA CONCESSIONÁRIA OLIVETTI (AUDIMAQ) – DE JULHO DE 1986 ATÉ SETEMBRO DE 1992 SÓCIO DA REALME – DE 1993 ATÉ OS DIAS DE HOJE PROPRIETÁRIO DA FÁBRICA REALME.

 

PIONEIRO CLAUDIO KOSAN – NASCEU EM 30 DE MARÇO DE 1944, NA CIDADE DE MALÉ/PR, FILHO DO SENHOR MIGUEL KOSAN E ANA KOSAN (IN MEMORIAN) – A CHEGADA DA FAMÍLIA KOSAN EM GOIOERÊ FOI NO DIA 19 DE SETEMBRO DE 1951, QUE VIERAM PARA MONTAR UMA SERRARIA E PLANTAR CAFÉ. CASOU NO ANO DE 1970, TEVE DOIS FILHOS: CLAUDINEY MITSUO KOSAN E MAICON GODOY KOSAN; E 01 (UM) NETO: MRILO CARRION KOSAN. CLAUDIO KOSAN COM 12 ANOS JÁ TOCAVA ACORDEON EM FESTAS E CASAMENTOS EM GOIOERÊ, AOS 17 ANOS JÁ FAZIA SERVIÇOS DE LOCUÇÃO DE ALTO FALANTE EM FESTAS. AOS 20 ANOS FOI PARA SÃO PAULO, FORMANDO O TRIO PRIMAVERA, COM PROGRAMA NA RÁDIO 9 DE JULHO – NA ÉPOCA GRAVOU UM DISCO COMPACTO COM 4 MÚSICAS, QUE FOI UM GRANDE SUCESSO A NÍVEL DE BRASIL. A PARTIR DOS ANOS DE 1970, VOLTOU A GOIOERÊ, MONTOU UM GRANDE ESTÚDIO DE PRODUÇÃO, ATENDENDO TODO BRASIL, E PARALELO, MONTOU UMA PROGRAMAÇÃO NA RÁDIO GOIOERÊ DURANTE 15 ANOS. EM 1988 FOI PARA RÁDIO FM 104 COM PROGRAMA ÀS 11H DA MANHÃ NO QUAL PERMANECE ATÉ OS DIAS DE HOJE.

 

PIONEIRA – CRISTINA MARIA DE JESUS DE OLIVEIRA – NASCEU EM 20 DE SETEMBRO DE 1928, EM RUBELITA/MG – TEM 94 ANOS, CHEGOU EM GOIOERÊ NO ANO DE 1964, COM SEU ESPOSO PAULO ALVES DE OLIVEIRA, TEM 10 FILHOS, 26 NETOS E 19 BISNESTOS. VIÚVA HÁ 49 ANOS. FORAM PROPRIETÁRIOS DE UMA CHÁCARA NA ÁGUA BELA, ONDE HOJE É A FAZENDA DOS ARAÚJO. VIVE PELA FÉ E PARA CRIAR OS FILHOS.CATÓLICA E DEVOTA FIEL DE NOSSA SENHORA APARECIDA, VISITOU O SANTUÁRIO EM SÃO PAULO 37 VEZES.

 

PIONEIRA ELENY VIVAN DE OLIVEIRA – CHEGOU EM GOIOERÊ NO MÊS DE DEZEMBRO DE 1961, VINDA DA CIDADE DE ARAPONGAS/PR. TRABALHOU NAS LOJAS PERNAMBUCANAS, NO ESCRITÓRIO LINENSE, PROFESSORA NA ESCOLA MARIA ANTONIETA SCARPARI E NO MOBRAL. TRABALHOU TAMBÉM NA APAE E ASSUMIU CONCURSO DO ESTADO, TRABALHANDO NO PREMEN I, EM OUTROS COLÉGIOS E ENCERRANDO A JORNADA COM APOSENTADORIA NA ESCOLA ESTADUAL RIBEIRO DE CAMPOS. ELENY CONTA QUE QUANDO CHEGOU EM GOIOERÊ, TINHAM MUITAS PLANTAÇÕES DE CAFÉ, COMEÇANDO ONDE HOJE É O PRESTAR ATÉ O PARQUE DE EXPOSIÇÕES. A ENERGIA ERA FORNECIDA POR GERADOR (MOTOR) QUE DESLIGAVA ÀS 23H00. TEMPO MUITO BOM, NÃO EXISTIA DROGAS E NENHUMA MALDADE NA CIDADE.

 

PIONEIRO EUFRÁSIO TELLES DE SOUZA – 84 ANOS, 04 FILHOS E 07 NETOS, MUNICÍPIO DE AMARGOSA/BA – VEIO PARA O MUNICÍPIO DE GOIOERÊ NO ANO DE 1969 PARA TRABALHAR COM O SENHOR ANTÔNIO SESTAK NA FUNÇÃO DE OPERADOR DE MÁQUINAS. ENQUANTO FUNCIONÁRIO DO SENHOR ANTÔNIO SESTAK DES OBRAS DO GOIOERÊ CLUBE DE CAMPO, REPRESA SCARPARI, ABRIU AS RUAS DO JARDIM PRIMAVERA, PARTE DO JARDIM CURITIBA, E LIGAÇÃO DA ESTRADA DE IV CENTENÁRIO AO RIO PIQUIRI (ONDE ERA MATA FECHADA). TAMBÉM PARTICIPOU DA ABERTURA DE RUAS DO MUNICÍPIO DE MOREIRA SALES. A PARTIR DE 1973 MONTOU SUA PRÓPRIA EMPRESA DE TERRAPLANAGEM COM APENAS 01 MÁQUINA. EM 1977 FEZ A TERRAPLANAGEM DO CAMPO DE FUTEBOL DE MOREIRA SALES, EM 1988 TERRAPLANAGEM DO PARQUE DO POVO. ENFIM FEZ E CONTINUA FAZENDO PARTE DO PROGRESSO E DO DESENVOLVIMENTO DO NOSSO MUNICÍPIO E DA NOSSA REGIÃO.

 

PIONEIRO GEVANILDO DOS REIS – NASCEU EM 21 DE FEVEREIRO DE 1945, ADVINDO DE PIRAPOZINHO/SP, CHEGOU EM JARACATIÁ EM 1968, MUDANDO PARA GOIOERÊ EM 1974. A VINDA PARA O MUNICÍPIO DE GOIOERÊ SE DEU EM DECORRÊNCIA DE UMA DAS IRMÃS, IVONETE, TER SE CASADO E VINDO RESIDIR EM GOIOERÊ, NA ÉPOCA, NA GLEBA 32. EM 1967 NASCEU O PRIMEIRO FILHO DE SUA IRMÃ E, EM FUNÇÃO DISTO VIERAM FAZER UMA VISITA AO RECÉM-NASCIDO. HOUVE UM ENCANTAMENTO PELA PUJANÇA, PROSPERIDADE E VIGOR DA CIDADE. NO ANO SEGUINTE, 1968, DEPOIS DAS FÉRIAS DO MEIO DO ANO, O PAI VENDEU O SÍTIO EM SÃO JOÃO DO CAIUÁ E RESOLVEU VIR PARA GOIOERÊ E AQUI COMPROU UM SÍTIO PERTO DE JARACATIÁ, ONDE HOJE PERTENCE À INDÚSTRIA AMITEC. O PAI SÓ COMPROU O SÍTIO PORQUE DISSERAM PARA ELE QUE HAVIA GINÁSIO NO JARACATIÁ. ELE TINHA VISÃO DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E DO INTERESSE QUE OS FILHOS TINHAM EM ESTUDAR. A CHEGADA NO SÍTIO FOI EM 05 DE SETEMBRO DE 1968, MAS INFELIZMENTE NÃO TINHA GINÁSIO EM JARACATIÁ, E TIVEMOS QUE VIR PARA O RIBEIRO DE CAMPOS À NOITE PORQUE TRABALHÁVAMOS NO SÍTIO DURANTE O DIA. VINHAMOS A PÉ EM 05 IRMÃOS: GEVANILDO, ERONIDES, EDMUNDO E LUÍS PARA O RIBEIRO DE CAMPOS E A IRMÃO IRACEMA FAZIA O QUINTO ANO NO MARIA ANTONIETA. EM 1974 GEVANILDO SE TORNOU MINISTRO DA IGREJA DE JARACATIÁ, AJUDOU A CRIAR UMA CONGREGAÇÃO MARIANA COM QUASE 100 PESSOAS. EM GOIOERÊ TRABALHOU EM 1975 E 1976 NA ANTIGA ESCOLA SILEUZA DA COSTA PRADO. NO ANO DE 1976 FOI INAUGURAO O PRÉDIO DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS E FOI CONVIDADO PARA DAR AULA LÁ, INICIANDO NO ANO 1977. TRABALHOU COMO PROFESSOR, VICE-DIRETOR E DIRETOR, ENCERRANDO EM 1998. TRABALHOU 21 ANOS NO COLÉGIO ESTADUAL DUQUE DE CAXIAS. EM 1999 TRABALHOU NO COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE GOIOERÊ, FICANDO NO COLÉGIO ATÉ O INÍCIO DE 2015, QUANDO SE APOSENTOU…..

 

PIONEIRA IRACI VARELO BISPO DOS SANTOS – NASCEU EM 17 DE MARÇO DE 1931, CÔNJUGE: RUFINO PINHEIRO DOS SANTOS (IN MEMORIAN). A CHEGADA EM GOIOERÊ DEU-SE NO ANO DE 1954 – FILHOS: ALENITA, RAIMUNDO, DORIVAL, CLÓVIS, ROQUE, JOÃO, DAVI, TEREZA, ALAÍ E JUVENAL. A DONA IRACI JUNTAMENTE COM SEU ESPOSO, SAUDOSO RUFINO, VIERAM DA BAHIA PARA GOIOERÊ EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA. TRABALHARAM NA FAZENDA ESTEIRINHA E NA FAZENDA SÃO BENTO NA FORMAÇÃO DE CAFÉ. SEU RUFINO TRABALHOU NO DER, TOMAVA CONTA DA RODOVIA, NA MANUTENÇÃO DA ESTRADA DO RIO PIQUIRI ATÉ CAMPO MOURÃO, TRABALHOU POR 30 ANOS ATÉ SE APOSENTAR. SR. FURINO FALEXEU NO ANO DE 1999 E A DONA IRACI COM A MAIOR PARTE DE SUA FAMÍLIA CONTINUA RESIDINDO EM GOIOERÊ.

 

PIONEIRO JOSÉ ARY VALDI DE SOUZA – O ARY DA TRIBUNA, RADICADO EM GOIOERÊ HÁ 47 ANOS, O JORNALISTA JOSÉ ARY VALDI DE SOUZA, 72 ANOS, PROPRIETÁRIO DO JORNAL TRIBUNAL DA REGIÃO, MUDOU-SE PARA GOIOERÊ EM 1975 PARA TRABALHAR NO EXTINTO JORNAL FOLHA DO VALE DO PIQUIRI, QUE TINHA COMO SÓCIOS, O SAUDOSO PADRE LUIZ DE PAOLI, ALBERTO GROCHICOFF, ALCIDES PAIO, VICENTE OKAMOTO ENTRE OUTROS GOIOERENSES. NO ANO DE 1982, REALIZOU O SONHO DE TER SEU PRÓPRIO JORNAL, A TRIBUNA DA REGIÃO. FILHO DE PEDREIRO, COMEÇOU A TRABALHAR ENTREGANDO PÃO EM LONDRINA, SUA TERRA NATAL. FOI AJUDANTE DE FEIRANTE AOS DOMINGOS. E FOI NA FEIRA, NA BARRACA DO PASTEL QUE ERA FREQUENTADA POR FUNCIONÁRIOS DO JORNAL FOLHA DE LONDRINA, QUE RECEBEU O CONVITE PARA ENTREGAR JORNAL, COM 10 ANOS DE IDADE. DE ENTREGADOR PASSOU AO CARGO DE LINOTIPISTA (MÁQUINA DE COMPOR O JORNAL A QUENTE). E FOI EM UM DOMINGO, SEM REPÓRTER DE PLANTÃO PARA COBRIR UM IMPORTANTE TORNEIO, ARY FOI ESCALADO POR JOÃO MILÂNES PARA COBRIR O EVENTO. ERA O INÍCIO DE UMA CARREIRA QUE NÃO PAROU MAIS. DE LINOTIPISTA FOI PARAR NA REDAÇÃO DO JORNAL. DE LONDRINA FOI MORAR EM CAMPO MOURÃO ONDE RECEBEU UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR NO JORNAL TRIBUNA DO INTERIOR, COMO LINOTIPISTA E REPÓRTER. ENTRE OS TRABALHOS QUE REALIZOU, FOI A COBERTURA DA ASSEMBLEIA QUE CRIOU A COAMO E A PEDRA FUNDAMENTAL DA COOPERATIVA. A CARREIRA EM CAMPO MOURÃO FOI INTERROMPIDA EM 1978 QUANDO UM INCÊNDIO DESTRUIU COMPLETAMENTE O JORNAL. LOGO APÓS, RECEBEU CONVITE DO RADIALISTA ALCIDES PAIO PARA TRABALHAR EM GOIOERÊ, NA FOLHA DO VALE DO PIQUIRI. MESMO TRABALHANDO NA FOLHA VALE DO PIQUIRI, O JORNALISTA ARY SONHAVA EM TER SEU PRÓPRIO JORNAL, SONHO QUE SE REALIZOU NO DIA 13 DE FEVEREIRO DE 1982.VIÚVO DA SAUDOSA SENHORA NEUSA É PAI DE LEATRIZ CRISTINA DE SOUZA, LEANDRO HENRIQUE DE SOUZA, LETICIA CRISTINA RESENDE DE SOUZA E JUCIMARA REZENDE (QUE APESAR DE SER CUNHADA, FOI CRIADA COMO FILHA, POIS VEIO MORAR COM A FAMÍLIA QUANDO AINDA ERA UMA CRIANÇA.

 

PIONEIRO JOSÉ CARLOS LUIZÃO – CHEGOU EM GOIOERÊ NO DIA 26 DE MAIO DE 1960, VINDO DA CIDADE DE LONDRINA. SANTO LUIZÃO E LUZIA VIERAM PARA GOIOERÊ PARA TRABALHAREM NAS LAVOURAS DE CAFÉ, ALGODÃO, FEIJÃO E ARROZ. O CAFÉ ERA O QUE PREDOMINAVA. OS PAIS TINHAM UM CASAL DE FILHOS. SANTO LUIZÃO TRABALHOU DEPOIS DE MUITOS ANOS NA PREFEITURA DE GOIOERÊ. O PRIMEIRA LUGAR QUE MORARAM AO CHEGAR NO MUNICÍPIO FOI NA ÁGUA BRANCA DO PAIOLA, ONDE COMEÇARAM A PLANTAR OS PRIMEIROS PÉS DE CAFÉ. ASSIM, FORAM CRIANDO TODOS OS FILHOS. ELE, COMO FILHO MAIS VELHO, TAMBÉM FOI APRENDENDO A TRABALHAR COM A LAVOURA. COMEÇOU A NAMORAR, CASOU E CONTITNUOU TRABALHANDO COM SUA ESPOSA EM VÁRIOS LUGARES ARRENDATÁRIOS. MOROU NA COMUNIDADE DO AEROPORTO, NAS PROPRIEDADES DOS FABRICIOS E CARRIÃO. ENTÃO, ELE VEIO TRABALHAR NA ANTIGA COAGEL, ONDE SOFREU UM ACIDENTE GRAVE. DEPOIS FOI TRABALHAR COMO SERVENTE DE PEDREIRO. HOJE ELE A ESPOSA ESTÃO APOSENTADOS.

 

PIONEIRO JOSÉ LOPES RODRIGUES – NASCEU NO DIA 10 DE AGOSTO DE 1956. A CHEGADA DA FAMÍLIA EM GOIOERÊ OCORREU NO DIA 10 DE ABRIL DE 1961, VINDOS DA CIDADE DE COLORADO/PR. A VINDA PARA O MUNICÍPIO DE GOIOERÊ SE DEU EM DECORRÊNCIA DE, A ÉPOCA, O LOCAL CARACTERIZAR-SE COMO UMA CIDADE VIGOROSA E COM FORTE POTENCIAL DE CRESCIMENTO E OPORTUNIDADE. SUA FORMAÇÃO ESCOLAR TEVE INÍCIO NO COLÉGIO ESTADUAL MARIA ANTONIETA, ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO MARIA GONÇALVES DE ALMEIDA, CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE NO COLÉGIO MARIA GONÇALVES DE ALMEIDA; E GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. TRABALHOU NA FARMÁCIA SANTO ANTÔNIO, NA FARMÁCIA DO GIL, NO ESCRITÓRIO CONTABILIDADE ORIENTE, NO HOSPITAL SÃO LUCAS, NA AUTARQUIA MUNICIPAL DE ESPORTES, PROFESSOR DO ESTADO – TÉCNICO DESPORTIVO (BASQUETEBOL FEMININO); TÉCNICO DA SELEÇÃO PARANAENSE (BASQUETEBOL FEMININO); CHEFE DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO (POR DUAS GESTÕES); VEREADOR (QUATRO MANDATOS); PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL (02 MANDATOS); PRESIDENTE DA ACAMDOZE (3 MANDATOS); DIRETOR DO GOIOERÊ CLUBE DE CAMPO (4 ANOS).

 

PIONEIRA LINDACIR ZIMERMANN VILA REAL – NASCEU EM 12 DE MAIO DE 1942, EM PRUDENTÓPOLIS/PR, FILHA DE AUGUSTO ZIMERMANN E MARTHA ZIMERMANN. CHEGOU EM GOIOERÊ NO ANO DE 1959, VEIO MORAR COM OS PRIMOS ANA HELENA E FELISBERTO MARTINS, PARA AJUDAR A PRIMA A CUIDAR DOS FILHOS PEQUENOS. TINHA FEITO O PRIMÁRIO NA ESCOLA RURAL ONDE MORAVA E QUANDO CHEGOU EM GOIOERÊ FEZ O GINÁSIO NA ESCOLA DO LEONILDO GROTA (ERA UMA ESCOLA PARTICULAR), NESTA ÉPOCA HAVIA FALTA DE PROFESSORES E O SR. FRANCISCO SCARPARI ERA O PREFEITO E PROVIDENCIOU UMA NOMEAÇÃO PELO ESTADO PARA DAR AULAS E ASSIM COMEÇOU SUA PROFISSÃO COMO PROFESSORA, INICIOU LECIONANDO NA ESCOLA MARIA ANTONIETA SCARPARI QUE ERA SOMENTE UNS BARRACÕES. LECIONOU POR 25 ANOS NA ESCOLA MARIA ANTONIETA SCARPARI, NO ENSINO PRIMÁRIO E SUPLETIVO E UNS 02 ANOS NA ESCOLA RIBEIRO DE CAMPOS. CASOU-SE COM JOSÉ ALVES VILA REAL EM 15/06/1961 E TEVE 6 FILHOS: NELSON JOSÉ ALVES VILA REAL – JULIO AUGUSTO ZIMERMANN VILA REAL – LUIZ ROBERTO VILA REAL – CARLOS EDUARDO VILA REAL – JOSÉ VILA REAL JÚNIOR – ANA PAULA VILA REAL. FICOU VIÚVA EM 16/07/2001. TEM 13 NETOS E 12 BISNETOS. NESSES 64 ANOS MORANDO NA CIDADE JÁ FEZ MUITOS BOLOS, DOCES E SALGADOS, PORQUE SEMPRE GOSTOU DE COZINHAR E HOJE EM DIA FAZ TRABALHO VOLUNTÁRIO NA IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE, AJUDANDO A FAZER QUITUTES.

 

PIONEIRO  MANOEL PEREIRA PRIMO – NASCEU EM 06 DE AGOSTO DE 1946. CHEGOU EM GOIOERÊ EM 30 DE MAIO DE 1960, VINDO DE ITAGUAJÉ/PR. A FAMÍLIA CHEGOU EM GOIOERÊ PARA PRATICAR A AGRICULTURA DIVERSIFICADA, MAS O MAIOR OBJETIVO ERA O PLANTIO DE HORTELÃ, O QUE ACABOU SENDO UMA DECEPÇÃO PELO EXCESSO DE CHUVA E FRIO NA ÉPOCA. CHEGRAM A TRABALHAR DE BOIA FRIA NA FAZENDA DO SR. ANTÔNIO SESTAK E NA MONTAGEM DE 02 OLARIAS. A PARTIR DE 1964 COMEÇARAM COM O PLANTIO DO ALGODÃO – A ATIVIDADE MAIS DESENVOLVIDA EM GOIOERÊ. EM 1965 FOI CONSTRUIDA A ESCOLA RURAL MUNICIPAL GLEBA 32, ONDE ELE FOI O PRIMEIRO PROFESSOR, E, COM A APROVAÇÃO DE 24 DOS 25 ALUNOS EM CLASSE MULTISSERIADA, FOI ELOGIADO PELO PREFEITO COMO O MELHOR PROFESSOR MUNICIPAL DE GOIOERÊ. EM 1966 FEZ ADMISSÃO E INGRESSOU NO COLÉGIO COMERCIAL MARIA GONÇALVES. EM 1967 CASOU-SE COM LIDUÍNA ALVES GONDIM, QUE ESTUVADA NA MESMA ESCOLA, E TIVERAM TRÊS FILHOS: MÔNICA, MAGDA E MAIKON (IN MEMORIAN), AMBOS TERMINARAM O COLEGIAL EM 1969. EM 1970 FORAM FAZER O CURSO DE MAGISTÉRIO NO COLÉGIO ESTADUAL DUQUE DE CAXIAS, ONDE SER FORMARAM EM 1972. EM 1973 FEZ O CONCURSO DA PREFEITURA, CONCORRENDO COM 30 PROFESSORES INSCRITOS NA ESCOLA MUNICIPAL LADISLAU SCHICORSKI, QUEM TIRASSE A MELHOR NOTA SERIA INDICADO PARA DIRETOR DA ESCOLA, E FOI ASSIM QUE EXERCEU O CARGO DE 15/02/1973 ATÉ 15/02/1988. EM 1988 FOI LECIONAR EM JARACATIÁ E NA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO. FOI TRÊS VEZES CANDIDATO A VEREADOR, FICANDO NA SUPLÊNCIA. EM 1996 APOSENTOU-SE PELO INSS, VOLTANDO A FAZER OUTRO CONCURSO EM 1998 E NO ANO SEGUINTE VOLTOU PARA SALA DE AULA, FICANDO ATÉ 15/02/2010. SUA ESPOSA LIDUÍNA, FALECIDA EM 2001, FOI HOMENAGEADA COM SEU NOME SENDO DADO À ESCOLA MUNICIPAL DO JARDIM UNIVERSITÁRIO.

 

MIGUEL OLIVEIRA CRUZ – NASCEU EM 18/07/1945, NATURAL DE ITABERABA/BA, FLHO DE MANOEL OLIVEIRA CRUZ (IN MEMORIAN) E MARIANA OLIVEIRA CRUZ (IN MEMORIAN), FOI CASADO COM IZULINA DA LUZ CRUZ, COM QUEM TEVE 5 FILHAS: ELIZABETH APARECIDA CRUZ BARBOSA; MARIA DE LOURDE OLIVEIRA CRUZ; CLEUZA DE FÁTIMA CRUZ; SILVANA CRUZ E REGINA MARCIA CRUZ. DEPOIS CASOU-SE COM GILSA DOS ANJOS OLIVEIRA, TENDO OS FILHOS HELTON OLIVEIRA CRUZ E WELLEN OLIVEIRA CRUZ. COM 4 ANOS DE INDADE, EM 1949, SAI DA BAHIA CHEGANDO EM MONTE ALTO/SP, CIDADE ONDE TINHA UMA LARGA PRODUÇÃO DE TOMATE, GOIABA E MAMÃO, POIS JÁ TINHA A INDÚSTRIA CICA. DEPOIS VEIO PARA INTERIOR DO PARANÁ, QUE ESTAVA SENDO DESBRAVADO E TINHA UMA LARGA PRODUÇÃO DE CAFÉ, ONDE OS CAFEICULTORES PRECISAVAM DE MÃO DE OBRA, SENDO ASSIM, MEU PAI SR. MANOEL DECIDE VIR ATALAIA, PRÓXIMO A MARINGÁ, O INÍCIO FOI DIFÍCIL, POIS TINHA O TRABALHO, MAS SEM ESTRUTURA NENHUMA, POIS NÃO POSSUIA CASAS PARA ABRIGAR, OBRIGANDO OS TRABALHADORES SEUS FAMILIARES A MORAREM EM ABRIGOS DE LONA. MORAMOS 8 MESES NUM BARRACO DE LONA, SUJEITOS A AÇÃO DO TEMPO, POIS NA ÉPOCA CHOVIA MUITO E FAZIA MUITO FRIO. INFELIZMENTE, OS MAIS VELHOS VÃO SE LEMBRAR, NO ANO DE 1955, TIVEMOS UMA GEADA INTENSA, QUE FICOU CONHECIDA COMO GEADA NEGRA, ONDE NÃO MORRERAM SOMENTE OS PÉS DE CAFÉS, BEM COMO GADO, OUTRAS CULTURAS, ATÉ MESMO A MADEIA QUE EXISTIA. FOI UM ANO MUITO TRISTE. EM 1955, MEU PAI COMPROU UMA PEQUENA PROPRIEDADE EM GOIOERÊ, NA ÁGUA BRANCA. E VIEMOS COM TODA A FAMÍLIA, TRAZENDO NA MUDANÇA OS ANIMAIS QUE TINHAMOS NA PROPRIEDADE: GALINHA E PORCO. MEU PAI TENTOU ABRIR ESTRADA NO FACÃO, NÃO CONSEGUINDO, RESOLVEU MONTAR UMA VENDA, QUE POR COINCIDÊNCIA OU DESTINO, SITUA-SE NO MESMO LOCAL ONDE HOJE ESTOU COM MINHA LOJA: LOJA SUEDYNEN, NA AVENIDA MOISÉS LUPION. NA MESMA EPÓCA TERIA ELEIÇÃO PARA PREFEITO EM GOIOERÊ, PROPAGANDA SENDO FEITA POR UM ALTO FALANTE, PENDURADO NUM COQUEIRO. PORQUE O RESTO DA CIDADE ERA MATO. DA VENDINHA DAVA PARA OUVIR TUDO QUE SE PASSAVA POLITICAMENTE NA CIDADE. FICAMOS UM TEMPO POR AQUI, MAS MEU PAI DECIDIU MUDAR PARA JANIÓPOLIS. NA ÉPOCA EU JOGAVA FUTEBOL, E O GOIOERÊ TINHA DOIS TIMES, GRÊMIO E O COMERCIAL, QUE ESTAVA BUSCANDO REFORÇOS, SENDO ASSIM, O TIME DO COMERCIAL ESTAVA CONTRATANDO 4 REFORÇOS, NESSE PACOTE DE CONTRATAÇÃO RETORNEI PARA GOIOERÊ. VIM PARA JOGAR FUTEBOL E PARA TRABALHAR NAS LOJA PERNAMBUCANAS, TRABALHEI DURANTE 7 ANOS, DEIXANDO DE SER GERENTE PARA ABRIR O PRÓPRIO NEGÓCIO. EM 14/03/1974 ME TORNEI PROPRIETÁRIO DO BAR AVENIDA, EM FRENE AO BRADESCO, ONDE HOJE É A LANCHONETE MAIS SABOR. UM ANO E MEIO DEPOIS, ADQUIRI O BAZAR POPULAR, QUE ERA DO SR. BATISTA E DAI PASSANDO MAIS UM ANO, MONTEI UMA FILIAL NA DANIEL PORTELA. CHEGANDO A FICAR COM 2 LOJAS E O BAR. BASTANTE CORRIDO, PESADO PARA TOCAR. VENDI O BAR FICANDO SÓ COM AS LOJAS. DEPOIS DECIDI MONTAR UMA LOJA EM JI-PARANÁ/RO, POIS O MEU IRMÃO MORAVA EM PIMENTA BUENO, ONDE A INTENÇÃO ERA QUE MEU IRMÃO ADMINISTRASSE, MANTIVEMOS A LOJA POR UNS 5 ANOS. NÃO TENDO ÊXITO, TROUXE A LOJA PARA CAMPO MOURÃO, ACABANDO FECHANDO COM O TEMPO. COM UM PERFIL SEMPRE EMPREENDEDOR, SOU GRATO A DEUS POR ME PERMITIR TER VINDO PARA GOIOERÊ, CIDADE QUE ME ACOLHEU, ONDE SOU MUITO FELIZ, CONSTITUI FAMÍLIA, PUDE VER NASCER MEUS 7 FILHOS, E TODOS CONSTITUIREM SUAS PRÓPRIAS FAMÍLIAS, HOJE COM NETOS E BISNETOS. SOU IMENSAMENTE GRATO À ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE GOIOERÊ E A CÂMARA DE VEREADORES PELA OPORTUNIDADE DE FAZER ESSE BREVE RELATO DE MINHA VIDA. SEMPRE DE MUITO TRABALHO, ESFORÇO E DEDICAÇÃO E DE CONQUISTAS.

 

PIONEIRO NORIVAL BUENO – NASCEU EM 23 DE JANEIRO DE 1947, NATURAL DE DUARTINA/SP, FILHO DE JOSÉ BUENO E PEDRINA MARIA BUENO. CHEGOU EM GOIOERÊ EM 1970, AINDA CURSANDO O ÚLTIMO ANO DE FACULDADE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA EM JANDAIA DO SUL. SEU PRIMEIRO TRABALHO EM GOIOERÊ FOI DE AUXILIAR DE ESCRITÓRIO DA CAFEEIRA DA ÉPOCA. EM 1972 CASOU COM A PROFESSORA CILSA RODRIGUES DA SILVA. NO FIM DE 1972 ELE PASSOU NO SEU PRIMEIRO CONCURSO DO ESTADO PARA PROFESSOR E RAPIDAMENTE ASSUMIU AULAS NO COLÉGIO MARIA ANTONIETA SCAPARI E COLÉGIO VILA GUAÍRA ONDE DEU AULA POR MUITOS ANOS. EM 14 DE NOVEMBRO DE 1973 NASCEU SUA PRIMEIRA FILHA FRANCIS MARA RODRIGUES BUENO (HOJE MORA COM SEU MARIDO E 03 FILHAS EM FOZ DO IGUAÇU). NO COMEÇO DE 1978 A FAMÍLIA BUENO SE MUDOU PARA AVENIDA LIBERTADORES DA AMÉRICA ONDE SEU NORIVAL RESIDE ATÉ OS DIAS DE HOJE. EM 02 DE MAIO DE 1978 NASCEU SUA SEGUNDA FILHA, CELINA RODRIGUES BUENO (RESIDE NA CIDADE DE MARINGÁ COM SEU MARIDO E SUA FILHA). NESSE MESMO ANO NORIVAL PASSOU NO SEGUNDO CONCURSO DO ESTADO PARA PROFESSOR, OBTENDO ENTÃO, DOIS PADRÕES NO ESTADO. TAMBÉM SE FORMOU EM PEDAGOGIA PELA FACULDADE DE PRUDENTE. EM 23 DE MARÇO DE 1980 NASCEU SEU TERCEIRO FILHO, NORIVAL BUENO JUNIOR E NO MESMO DIA HOUVE O FALECIMENTO DE SUA ESPOSA E DE SEU OUTRO FILHO GÊMEO POR COMPLICAÇÕES NO PARTO. FICOU VIÚVO POR CERCA DE 5 ANOS, ONDE VEIO A SE CASAR COM JANDIRA PLAZA LOPES, LOGO EM SEGUIDA NO DIA 20 DE JULHO DE 1985, NASCEU SEU QUARTO FILHO, FABIO HENRIQUE BUENO, QUE HOJE MORA COM SEU NORIVAL E QUE ESTIMA OS CUIDADOS DO MESMO. APÓS ESSE PERÍODO SEU NORIVAL TRABALHOU A MAIOR PARTE DOS ANOS NO COLÉGIO RIBEIRO DE CAMPOS. TEVE UMA EMPRESA DE DECORAÇÕES E FESTAS INFANTIS – ISABELA FESTAS. DEVIDO A SUA CONDIÇÃO DE SAÚDE QUE O ATRAPALHAVA ELE FOI DIAGNOSTICADO COM MAU DE PARQUINSON E COM ISSO DEIXOU DE VEZ A SALA DE AULA. HOJE VIVE TRANQUILO EM SUA CASA COM SUA FILHO MAIS NOVO, RODEADO DE NETOS A SUA VOLTA.

 

PIONEIRA ONDINA ANDRADE CORRÊA OLIVEIRA – CHEGOU EM GOIOERÊ NO DIA 20 DE JANEIRO DE 1962, VINDA DA CIDADE DE CHAPECÓ/SC. VEIO PARA GOIOERÊ COM OS PAIS (O PAI TRABALHAVA NA LAVOURA), ONDE ESTUDOU. NA DÉCADA DE 60 PRERSTOU SERVIÇOS DE TIPOGRAFIA NA GRÁFICA SANTA TEREZINHA. EM 1965 INICIOU SEU SONHO DE SER CABELEIREIRA, PROFISSÃO QUE EXERCE ATÉ HOJE E DA QUAL SE ORGULHA MUITO. COM ELA CRIOU TODOS OS SEUS FILHOS.

 

PIONEIRO ROQUE ADEMIR KAROLESKI – CONTADOR E ADVOGADO, NASCIDO EM 14/08/1050 NA CIDADE DE PORTO UNIÃO/SC, FILHO DE ADÃO KAROLESKI E JULIA CHAVES KAROLESKI, ESPOSO DE MARIA APARECIDA DEMARCHI KAROLESKI. PAI DE 03 FILHOS: GIULIANO ANDRÉ, GEORGE KAROLESKI (IN MEMORIAN) KARLA CAROLINE KAROLESKI E 6 NETOS: ANDRÉ EDUARDO, GEOVANNA ELLEN, GABRIEL EDUARDO, JOÃO HENRIQUE, HELOISA E DANIEL. CHEGOU EM GOIOERÊ EM 1964, PARA ESTUDAR E VEIO MORAR COM OS TIOS QUE TINHA ARMAZÉM. INICIOU SUAS ATIVIDADES COMO CONTADOR EM 02/05/1972, QUANDO FUNDOU O ESCRITÓRIO ALVORADA, EM QUARTO CENTENÁRIO. JÁ EM IV CENTENÁRIO, PARTICIPOU VOLUNTARIAMENTE DE AÇÕES JUTAMENTE COM O SENHOR JOÃO APOLONI, UM DOS PRINCIPAIS PRATOS ERA COSTELA TROPEIRA, E TIVERAM OUTRAS AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE PARA ARRECADAR FUNDOS PARA ENTIDADE DO MUNICÍPIO, E COM RECURSOS CONSEGUIRAM ESTRUTURAR A IGREJA E COMPRA 01 FUSCA PARA O PADRE. COM A EXPANSÃO DOS SERVIÇOS DE CONTABILIDADE RURAL E COMERCIAL, VIU-SE A NECESSIDADE DE MUDANÇA, E EM 02/01/1980 INAUGUROU EM GOIOERÊ O ESCRITÓRIO ALVORADA, NA RUA ANTÔNIO MOULIN ACIMA DO BANCO ITAÚ. JÁ NA CIDADE DE GOIOERÊ, ROQUE ADEMIR TEVE EM CONVERSA COM SEU AMIGO E PREFEITO SR. FUAD KFURI, ONDE VIU-SE A NECESSIDADE, DE SE JUNTAR E TRABALHAR EM PROL DE VIABILIZAR RECURSOS PARA O TÉRMINO DA CONSTRUÇÃO DA APAE DE GOIOERÊ. ROQUE JUNTAMENTE COM WLADIMIR SCARPARI, DESENVOLVERAM TRABALHO PARA REFORMAREM O PRÉDIO DA SANTA CASA DE GOIOERÊ E REORGANIZAR A PARTE ADMINISTRATIVA PARA QUE SE TORNASSE FUNCIONAL E ATENDESSE MELHOR NOSSA CIDADE. PARTICIPOU COMO TESOUREIRO E ADMINISTRAÇÃO NA GESTÃO DO CLUBE DE CAMPO, COM DR. ZILMAR, NA ÉPOCA FOI FEITO REFORMA TOTAL, INICIARAM AS OBRAS E QUE HOJE FORAM AMPLIADAS POR DEMAIS MEMBROS ATIVOS, E ENCONTRA-SE EM PLENO FUNCIONAMENTO. EM SUAS PARTICIPAÇÕES EM PROL DA COMUNIDADE, PARTICIPOU E ORGANIZOU A FESTA DA IGREJA NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS DENOMINADA COMO FESTA DO PIANTE, E PARTICIPOU DA FESTA DA COSTEL FOGO DE CHÃO. ALÉM DA CONTABILIDADE, E SERVIÇOS DA COMUNIDADE, SR. ROQUE FOI RECONHECIDO POR SER O CRIADOR DO LEITÃO MATURADO, PRATO TÍPICO DO MUNICÍPIO, QUE TEVE SUA PRIMEIRA EDIÇÃO EM 2003. DESDE ENTÃO, ATUA DE MODO VOLUNTÁRIO PARA COORDENAR O PREPARO DA CARNE SERVIDA NA FESTA DO LEITÃO MATURADO NA REGIÃO, QUE JÁ CHEGOU A ATENDER DEZ MIL PESSOAS. SALIENTA QUE NUNCA FEZ NADA SOZINHO, SEMPRE COM AMIGOS E PARCEIROS QUE O ACOMPANHARAM NAS FESTAS DA COMUNIDADE COM A PROPOSTA DE GERAR RECURSOS PARA AS ENTIDADES DA COMUNIDADE. EM 2013, A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIOERÊ HOMENAGEOU ROQUE COMO CIDADÃO BENEMÉRITO. DURANTE 23 ANOS ESTEVE À FRENTE DA DELEGACIA DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARANÁ. JUNTAMENTE COM SUA ESPOSA MARIA APARECIDA DEMARCHI KAROLESKI, ROQUE CONDUZIU POR 45 ANOS O ESCRITÓRIO ALVORADA CONTABILIDADE E ASSESSORIA, EM GOIOERÊ, AGORA LIDERADO POR SEU SOBRINHO MARCIO GISLAN BACKES E SUA NORA NEUSANGELA KAROLESKI. EM MAIO DE 2023 O ESCRITÓRIO ALVORADA CONTABILIDADE COMPLETOU 51 ANOS DE FUNDAÇÃO. HOJE, JÁ APOSENTADO, SE SENTE ORGULHOSO E GRATO PELA PROFISSÃO POR ELE EXERCIDA.

 

PIONEIROS SALVADOR BERNAVA E MARIA FRANCISCA MOREIRA BERNAVA – SALVADOR BERNAVA, COM 79 ANOS, NASCEU EM 1 DE SETEMBRO DE 1944, NA CIDADE DE PRESIDENTE BERNARDES/SP, FILHO DO SENHOR ANTÔNIO BERNAVA E MARIA MORRONI BERNAVA (IN MEMORIAN). CHEGOU EM GOIOERÊ NO DIA 22 DE JULHO DE 1962, COM 18 ANOS DE IDADE, COM SEUS PAIS QUE VIERAM PARA ADMINISTRAR A FAZENDA CRUZEIRO, NA ÉPOCA COM 45 MIL PÉS DE CAFÉ, SENDO PROPRIETÁRIO O SENHOR LAZARO ANTÔNIO FREI. CASOU EM 1966 COM MARIA FRANCISCA MOREIRA BERNAVA, TEVE TRÊS FILHOS: ANA LUCIA, ANDERSON E ALISSON; E TRÊS NETOS: CAMILA, MARCOS E GUILHERME. ÉRAMOS EM QUATRO IRMÃOS, MAS SÓ EU ACOMPANHEI MEUS PAIS, JÁ ERA PROFISSIONAL DA CONSTRUÇÃO CIVIL, MINHA PRIMEIRA OBRA FOI O PRÉDIO DA CIBRAZEM EM 1965. FUI PRESIDENTE DO GOIOERÊ CLUBE DE CAMPO EM 1984 A 1990, E PRESIDENTE RO ROTARY CLUBE EM 1990 A 2000.

 

PIONEIRA SIDINAL CAVALCANTE DA SILVA (NETA – MAYRA LORAINE SILVA VENTUROSO) – NASCEU NO DIA 6 DE DEZEMBRO DE 1939, NA CIDADE DE VERA CRUZ-SP, VIÚVA DO TAMBÉM PIONEIRO JOSÉ DIAS DA SILVA. FILHA DE MANOEL TENÓRIO CAVALCANTE E ELIZA DE BARROS CAVALCANTE. OS PAIS VIERAM DE PERNAMBUCO EM MEADOS DE 1950 PARA NOSSA REGIÃO TRABALHAR NA LAVOURA E COMÉRCIO. TEM DOIS FILHOS JOSÉ DIAS JUNIOR E GISLAINE CAVALCANTE. SEUS IRMÃOS ADOCIVAL E EDGARD CAVALCANTE, PIOEIROS, CARTORÁRIOS DA COMARCA. SIDINAL FUNCIONÁRIA PÚBLICA ESTADUAL APOSENTADA, ATUOU COMO PROFESSORA E TAMBÉM DIRETORA DO COLÉGIO MARIA ANTONIETA SCARPARI.

 

PIONEIRA TEREZA DE SOUZA – NASCEU EM 04 DE SETEMBRO DE 1943, NA CIDADE TEÓFILO OTONI-MG, FILHA DE CARLOS ANTÔNIO DE SOUZA E ETELVINA DE SOUZA (IN MEMORIAN) – CHEGOU EM GOIOERÊ NO DIA 3 DE MARÇO DE 1967, CASADA COM JOSÉ LOURENÇO DE SOUZA E TRÊS FILHOS PEQUENOS. VEIO PARA GOIOERÊ PORQUE SUA IRMÃ ANA DE SOUZA FARIAS, CASADA COM PAULO FARIAS, E LUZIA DE SOUZA JUSTINIANO, CASADA COM ROQUE JUSTINIANO E SUAS PAIS JÁ ESTAVAM MORANDO AQUI, VINDOS DE PORECATU. – TEM CINCO FILHO: MARIA DE FÁTIMA NOVAKOSKI, MEIRE NILZA DE SOUZA, MARCOS DE SOUZA, MARIA DE SOUZA E MÔNICA REGINA DE SOUZA. POSSUI 11 NETOS E 5 BISNETOS. TRABALHOU INICIALMENTE COMO PROFESSORA PRIMÁRIA NA ESCOLA MARIA ANTONIETA SCARPARI, DEPOIS FOI CEDIDA PARA SER SECRETÁRIA DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS, ONDE FUNCIONAVA O CURSO DO MAGISTÉRIO. FOI DIRETORA DA ESCOLA NORMAL COLEGIAL RITA LIMA DE CÁSSIA, ATUALMENTE DUQUE DE CAXIAS COM EXTENSÃO EM FORMOSA D’OESTE. CURSOU LETRAS E INGLÊS NA FACULDADE EM UMUARAMA. DEPOIS DA FACULDADE CONTINUOU COM O CARGO DE SECRETÁRIA E PRESTOU CONCURSO PARA DAR AULAS NO 1º E 2º GRAU. TRABALHOU TRAMBÉM COM ALFABETIZAÃO NUM COLÉGIO QUE INICIALMENTE TINHA O NOME DE FORMIGUINHA E CONTINUOU VÁRIOS ANOS ATÉ QUE A ESCOLA TORNOU-SE COLÉGIO SÉCULO XXI, E SAIU NO ANO DE 2000. LECIONOU TAMBÉM NOS COLÉGIOS RIBEIRO DE CAMPOS E PREMEN I.

 

 

Publicidade
domsegterquaquisexsáb
     12
17181920212223
24252627282930
       
2930     
       
28293031   
       
282930    
       
     12
31      
    123
2526272829  
       
28293031   
       
     12
31      
   1234
2627282930  
       
293031    
       
     12
       
      1
3031     
      1
30      
   1234
262728    
       
  12345
2728     
       
28      
       
      1
       
     12
2425262728  
       
      1
3031     
     12
24252627282930
       
  12345
2728293031  
       
2930     
       
    123
25262728293031
       
    123
18192021222324
25262728   
       
 123456
78910111213
21222324252627
28293031   
       
     12
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
       
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
       
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
       
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       
      1
9101112131415
23242526272829
3031     
    123
252627282930 
       
 123456
14151617181920
21222324252627
28293031   
       
      1
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
   1234
567891011
       
   1234
12131415161718
19202122232425
262728    
       
293031    
       
    123
11121314151617
       
  12345
13141516171819
27282930   
       
      1
23242526272829
3031     
    123
18192021222324
252627282930 
       
28293031   
       
   1234
567891011
       
     12
3456789
17181920212223