O retorno das homenagens aos pioneiros de Goioerê será marcada pela sessão descentralizada da Câmara que será realizada no salão social da Associação Comercial, na segunda-feira, 1º de agosto, seguido de jantar e apresentação musical.
Clique aqui e fique bem informado
Trata-se de um evento que acontecerá através da parceria da Câmara, Associação de Pioneiros e Prefeitura Municipal
Depois de mais de cinco sem realizar as homenagens, este ano a comissão formada por integrantes da Associação Goioerense de Pioneiros, escolheram 20 pioneiros para serem homenageados.
Entre os critérios da escolha, é que o homenageado recebe a homenagem em vida, tenha mais de 70 anos e possa comparecer na homenagem, resguardando que o homenageado fique impedido após a aprovação dos nomes pelos vereadores, o que ocorreu há duas semanas.
A presidente da Associação Goioerense de Pioneiros, Vera Ribeiro Carvalho, comenta que após a escolha dos nomes, muitas famílias questionaram o porque o nome de seus familiares pioneiros nem chegaram a ser avaliados.
Vera explica que a não ser que a família procure a Associação ou a Casa da Memória para fazer o cadastro, não existe como identificar a maioria dos pioneiros. “Até mesmo os pioneiros cadastrados há anos, os telefones não são mais os mesmos o que dificulta a localização” – e pede que as famílias procurem a Casa da Memória para cadastrar os pioneiros.
Serão homenageados 20 pioneiros com o “Diploma de Pioneiro do Município de Goioerê”. São eles:
I – Ademar José de Souza;
II – Amabile Belfort Mendes;
III – Amélia Braga de Carvalho;
IV – Antônio Pinto Macedo;
V – Antônio Violada Filho;
VI – Cândida Rosa da Conceição Marques;
VII – Cirilo Ribeiro;
VIII – Elza Marqui Bregano;
IX – Ercídio Gorreri;
X – Ernani Pedro Hilgert;
XI – Guilherme Gist;
XII – Israel de Souza Brito;
XIII – João Alves Maciel;
XIV – Joel Gonçalves da Silva;
XV – José Lombardozzi;
XVI – Manoel Dias Filho;
XVII – Maria Rodrigues Peixoto da Silva;
XVIII – Neide Rodrigues da Silva;
XIX – Ormindo Pereira de Souza;
XX – Vicente Mashahiro Okamoto.