Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral IBGE poderá contratar mais de 39 mil temporários em 2026 para Censos do Agro e da População em Situação de Rua

sexta-feira, 26 dezembro de 2025.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado pelo governo federal a contratar temporariamente quase 40 mil profissionais para atuarem na realização do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola e do primeiro Censo da População em Situação de Rua. A autorização foi publicada na última quarta-feira (17) pelos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento. O edital para inscrição será publicado em até seis meses.

Siga a Tribuna no WhatsApp

EM GOIOERÊ

De acordo com o IBGE, as contratações têm como objetivo garantir a execução das atividades necessárias para a realização dos levantamentos censitários em todo o país, desde o planejamento técnico até a coleta, supervisão e processamento dos dados.

A maior parte das vagas será destinada à função de recenseador, responsável pela coleta direta das informações junto à população. Ao todo, serão ofertadas 39.108 vagas temporárias, distribuídas entre diferentes funções, conforme a necessidade operacional dos censos.

Distribuição das vagas

Atividade Função Quantidade
Apoio Técnico Especializado Analista Censitário 1.020
Coleta de Dados Recenseador 27.330
Supervisão de Coleta Agente Censitário Supervisor 4.143
Administração do Posto de Coleta Agente Operacional Regional 1.286
Administração da Supervisão de Coleta Agente Censitário Regional 1.286
Apoio Administrativo Agente Censitário Administrativo 1.432
Apoio de Informática Agente Censitário de Informática 1.446
Supervisão de Qualidade Agente Censitário de Qualidade 1.165
Total 39.108