A Igreja Batista de Goioerê está comemorando seus 60 anos de fundação. Para celebrar essa importante data, uma programação especial foi preparada para o sábado, 3, e domingo, 4. O ponto alto das comemorações acontece hoje, no culto que será marcado pela entrega da Moção de Congratulações, concedida pela Câmara de Vereadores.
A iniciativa de conceder a moção partiu do vereador Kleber Paraiba, e a honraria será entregue pelos vereadores e pelo prefeito Betinho Lima, que estarão presentes no culto. O evento terá início às 19h30 e será um momento emocionante para todos os membros da igreja e a comunidade em geral. Além da Moção de Congratulações, a celebração de sábado também homenageará os fundadores da Igreja Batista de Goioerê.
Após o culto, os convidados serão recepcionados com um coquetel, e um bolo especial será cortado em comemoração aos 60 anos de história da igreja. O pastor Neymar Gomes convida toda população para prestigiar o culto.
Neste sábado, 3, o preletor será o pastor Ed Nunes, enquanto que no domingo, 4, o pastor Gentil irá ministrar a palavra. O louvor ficará por conta da Banda da PIB de Campo Mourão.
A Igreja Batista de Goioerê convida toda a comunidade a participar desse momento especial e a compartilhar da alegria de celebrar seis décadas de fé, união e serviço. A história da igreja teve início na década de 50, quando Goioerê ainda era distrito de Campo Mourão. Desde então, o trabalho da igreja vem se fortalecendo e impactando a vida de muitas pessoas.
CONHEÇA A HISTÓRIA DA IGREJA BATISTA DE GOIOERÊ
A história da Igreja Batista de Goioerê começou a ser escrita na década de 50, quando Goioerê ainda era distrito de Campo Mourão. A atividade agrícola predominantemente voltada ao cultivo de café atraia muita gente para várias regiões do Paraná.
Neste período chegou à cidade a família Cena Ribeiro: Manoel Cena Ribeiro e esposa, e Maria Cena Ribeiro, viúva com oito filhos vindos do município de Santo Inácio, São Paulo, todos já eram crentes batistas recém-convertidos. Em seguida agregou-se ao grupo Sinésio Alves e em
fins de 1956, chegaram outros batistas a cidade: Armindo Rafael Bonfim e família, vindos de Arapongas, região norte do Paraná. Este grupo de batistas reuniam-se na residência da família do Manoel Cena Ribeiro aos domingos para estudo da Bíblia.
A convite desses irmãos, com o objetivo de prestar assistência espiritual ao grupo, o irmão Armando Pelói, membro da Igreja Batista de Peabiru, morador e cooperador da Congregação Batista no então distrito chamado Barreirinho d’Oeste, viajava a cavalo periodicamente à
Goioerê para dirigir atividades evangelísticas cultos e estudos bíblicos.
Os primeiros batismos ocorreram em 13 de abril de 1957, onde cinco pessoas foram batizadas pelo pastor Agenor Herculano Ribeiro, da Igreja Batista de Astorga – PR: Manoel Cena Ribeiro, Maria Cena Ribeiro, Eva Leal Clemente, Lídia Leal Clemente e América Bonfim.
Em 22 de Janeiro de 1961, com trabalho já se consolidando o grupo passou a se reunir na Av. Moisés Lupion, esquina com a Rua 19 de Dezembro, no centro da cidade, em sala cedida pelo recém-convertido Pedro Macedo. As atividades agrícolas desenvolvidas pelo município de Goioerê ainda atraiam muitos trabalhadores de outras regiões do Brasil, e com isto, vários crentes batistas vindos de outras cidades, somados as conversões locais, ajudava o trabalho se firmar.
O primeiro pastor da igreja foi Derek Winter missionário inglês em solo brasileiro. Sob sua liderança, no dia 02 de junho de 1963 foi realizado o culto de organização da Igreja Batista de Goioerê pois já contava com 125 membros. Às 12:40h deu-se início ao culto de celebração da novel Igreja com o cântico do hino do Cantor Cristão “O Deus de Abraão”. O pregador na ocasião foi o Agenor Herculano Ribeiro, que baseou seu sermão no texto bíblico de I Timóteo 3:15, cujo tema foi “Colunas da Igreja”. A partir dessa data, a igreja passou a ser denominada Igreja Batista de Goioerê, filiada a Convenção Batista Paranaense e a Convenção Batista Brasileira.
Com recursos financeiros enviados pela Junta Missionária Inglesa a qual o Pr Derek servia, foi comprado o terreno localizado na Rua Antônio Moulin, centro da cidade, e também construído o primeiro templo da igreja, de madeira, inaugurado em 1964.
O primeiro pastor brasileiro a assumir seu ministério pastoral foi Altair Macedo, em 1966 assassinado um ano depois por razão desconhecida.
Em 1986 iniciou-se a construção de um templo maior e de alvenaria. Em 1990, mesmo sem a obra totalmente concluída, a igreja passou a se reunir na nova construção. Com o desenvolvimento do trabalho, a igreja carecia de um novo espaço para as suas atividades educacionais e sociais. Sob a liderança do Pr. Luiz Augusto da Silva, em 2001, iniciou-se em sua propriedade a construção do prédio de dois andares, concluído totalmente em dezembro de 2008.
Movido pela sua visão missionária, a Igreja Batista de Goioerê ao longo de sua história organizou novas igrejas nas cidades de Formosa d’Oeste, Moreira Sales e Assis Chateubriand. E também instalou Congregações nas cidades de Boa Esperança, zona rural de Moreira Sales
e Quarto Centenário.