O mutirão de limpeza realizado em três bairros de Goioerê com o apoio da Defesa Civil teve um resultado muito bom conforme demonstra o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti – LIRA – realizado na última semana.
O índice que apresentava em 9.2 baixou para 4.2. Ainda está longe do tolerável pela OMS, mas mostrou que a ação realizada pela Secretaria e Saúde foi assertiva.
O resultado do LIRA mostra que o índice na Vila Candeias, que em janeiro estava com índice alarmante de 17,2, agora está em 3,40. No bairro Jardim Curitiba que era de 9,7, o índice caiu para 0.
Neste novo LIRA os bairros que apresentaram os maiores índices são: Jardim Primavera (15,6); Santa Casa (10,9); Cidade Alta (10,5) e Vila Guaíra (9,7).
Em compensação, quatro bairros não foram encontrados foco de larvas. São eles: Morumbi, Cristo Rey, Jardim Curitiba e Colina Verde.
O coordenador Willian da Vigilância Sanitária, explica que tão logo seja possível, será planejado um arrastão para o Bairro Santa Casa e nos bairros com os maiores índices.
No entanto alerta a população dos bairros Jardim Primavera, Santa Casa, Cidade Alta e Vila Guaira para que façam a limpeza dos quintais, em especial após a chuva, eliminando e lavando todos os objetos que acumulam água.
TRABALHO CONTINUA. Para garantir que os índices continuem caindo, mesmo com o Decreto restringido os trabalhos, os Agentes de Endemias continuam na linha de frente, atuando nos bairros críticos, e nas ruas onde surgem casos suspeitos de dengue, imediatamente é realizado o bloqueio.
“Seguimos trabalhando usando todos os meios de proteção contra o Covid-19 para garantir que a população não sofra com mais uma epidemia de dengue” – alerta do responsável pelas ações da dengue, Willian Natan.
A Secretaria de Saúde faz um alerta à população para que atenda e recebam os agentes, pois neste momento é fundamental que se realize o máximo de vistorias possíveis visando a eliminação dos focos da dengue.