Em razão do clima extremamente adverso com o registro de estiagem prolongada durante o mês de dezembro, acima de tudo as altas temperaturas registradas, a colheita de soja na região de Goioerê está sendo antecipada em quase um mês. Inicialmente a previsão para o início da colheita era para a segunda quinzena de janeiro e princípio de fevereiro.
Na região de Quarto Centenário, a colheita foi iniciada desde os últimos dias de 2018 e vem sendo intensificada a cada dia. de acordo com informações de produtores da região de Quarto Centenário, a produtividade vem alcançando de 80 a 100 sacas por alqueire, até o momento muito aquém da expectativa pelos proutores.
QUEDA DE 35%
De acordo com o gerente de insumos da Copacol, Fernando Fávero, a colheita que se iniciou após a passagem do Natal na região da cooperativa – até o momento observa-se uma queda estimada de 35% com relação a expectativa inicial de produtividade.
Ele frisa que a produtividade médias nas áreas já colhidas é de 110 sacas por alqueire até o momento.
“Fomos afetados por um período de irregularidade de precipitação em momento crítico para cultura da soja (período reprodutivo) afetando diretamente o ciclo da cultura e a produtividade. Desde a safra 2011/12 não tínhamos esse tipo de evento climático. Porém, é de conhecimento de todos que a agricultura é conduzida a céu aberto e estamos passivos a estas intempéries”.
Para concluir Fernando diz que é comum após a colheita da soja os produtores, já iniciarem a semeadura do milho segunda safra, mas no momento recomenda-se aguardar o retorno da umidade do solo para implantar a cultura de inverno, no caso o milho.