Uma vez mais a parceria com a Usina Santa Terezinha/FMC/IAP/Emater, e a Secretaria Municipal de Educação de Moreira Sales realizou a abertura da 4ª edição do projeto “Semeando o Verde”, numa iniciativa de responsabilidade ecológica e social da Usina Santa Terezinha implantado no município.
A PROPOSTA. O projeto “Semeando o Verde” tem como objetivo contribuir com a formação de uma sociedade ambientalmente correta e responsável pela preservação da biodiversidade e comprometida com o futuro da nova geração.
A abertura contou com a presença dos alunos do ensino fundamental do 3º ao 5º ano que são atendidos pela secretária de Educação, Eugênia Viotto e pela Adelia agrônoma da Usina Santa Terezinha, funcionários e alunos do AAJ.
“Um projeto muito importante para nossa educação incentivando os alunos a preservação do meio ambiente, buscando soluções sustentáveis para um mundo melhor” – destaca Eugênia Viotto, agradecendo a parceria da Usina Santa Terezinha.
O Projeto “Semeando o Verde” é realizado pela Usina Santa Terezinha desde 2005 e a 4 anos e junto a rede municipal de educação de Moreira Sales e desenvolve o plantio de árvores nativas, desenho e escrita de redações sobre o projeto. Envolve 6.000 crianças de 35 escolas em 16 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul. Tanto a secretária de Educação, como o prefeito Rafael “Bolacha”, destacam a importante parceria com a Usina Santa Terezinha no projeto de responsabilidade ecológica “Semeando o Verde.
Projeto “A União faz a Vida” na Escola Eulália
No final de semana foi realizada na Escola Municipal Professora Eulália Zarantonelli, uma etapa do projeto da cooperativa de Crédito Sicredi em parceria com a Educação “A União faz a Vida”, junto com a turma da professora Jackeline de Oliveira que trabalharam a construção da horta na escola.
A ação contou com a presença da gerente da Sicredi, Vanessa Scane, a coordenadora do projeto Norma Beatriz, o gerente Márcio Perin, a diretora Rosana Parra e coordenadora municipal do projeto Rosilene Arruda.
A gerente Vanessa destacou que “os projetos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes, em conjunto com os demais agentes do Programa, têm na sua essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania” – disse, parabenizando o trabalho realizado pela professora com os alunos.
O projeto da construção da horta na escola foi realizado juntamente com os alunos do 2º ano da manhã e 3º ano da tarde, onde aprenderam sobre os manejos necessários, plantaram e cultivaram diversas hortaliças que foram vendidas para os funcionários da escola onde, o dinheiro arrecadado será utilizado para uma viagem ao cinema junto com os alunos.
“O projeto foi extremamente fundamental para incentivar os alunos a melhorar a alimentação, além de ensiná-los como são produzidos os nossos alimentos” – destacou a professora e coordenadora do projeto Jackeline de Oliveira. No município de Moreira Sales, 26 projetos estão sendo desenvolvidos já em fase de finalização.