Depois de quase dois anos convivendo com problemas envolvendo uma série de falhas no projeto estrutural que afetou cerca de 30 casas, das 50 construídas pela Cohapar, no Jardim das Américas III, nessa semana a Cohapar iniciou os trabalhos de construção do muro de arrimo, um dos muitos problemas levantados envolvendo falhas na construção das casas.
Além do problema do muro de arrimo, a Cohapar vai realizar reparos na cobertura, nos desníveis e infiltrações dos banheiros, bem como outros problemas estruturais detectados nas casas construídas pela Cohapar.
São problemas que deverão ser solucionados dentro do prazo estipulado pelo Ministério Público no TAC, não para a aCohapar como também para a Prefeitura, Sanepar e Ipáguas dentro das responsabilidades assumidas por cada um para recuperar as falhas apontadas na construção das casas.
Os trabalhos vêm sendo acompanhado de perto pela representante dos moradores, Angélica Pacheco Queiroz da Gama.
FALHAS. Foram inúmeras as falhas apontadas que envolveram cerca de 30 casas que fazem parte do Conjunto Jardim das Américas III de responsabilidade da Cohapar que acompanhou de perto a construção das casas, cujas falhas vão desde o grave problema das fossas sépticas das casas do conjunto, construídas em área de mina com as fossas com menos de três metros de profundidade atingindo o lençol freático provocando com isso o transbordamento dos dejetos, ficando espalhados pelo quintal, numa situação deprimente. Além de outros problemas, como a cobertura das casas, desníveis dos banheiros que fazem com que a água se direcione para o interior da casa, infiltrações e outros.
Obrigações que constam no TAC
Para se chegar ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foram realizadas inúmeras reuniões envolvendo a Cohapar, Prefeitura, Sanepar, e a promotora Juliana Weber que elaborou o TAC que definiu as ações para que todos os problemas existentes nas casas do Jardim América III, assim como prazos e a responsabilidade de cada órgão para a execução das melhorias. Dessa forma foram ajustados os seguintes compromissos:
COHAPAR: A Cohapar ficou responsável por resolver os problemas encontrados em dezenas de residências como cobertura, desníveis e infiltrações nos banheiros, além da construção do muro de arrimo.
PREFEITURA: A Prefeitura desde o ano passado vem cumprindo com a responsabilidade de uma vez por semana fazer o esvaziamento das fossas sépticas. Cabe a Prefeitura ainda trabalhar para implantar a caixa de captação que será instalada assim como manter as ruas do conjunto em ordem.
SANEPAR: A Sanepar está trabalhando no projeto que irá implantar a rede de esgoto, através de uma caixa de recepção.
IPAGUÁS: Ao Instituto das Águas do Paraná (Ipaguás) ficou determinado a responsabilidade pela implantação da rede de captação de água pluvial do conjunto.