Mais de 9 milhões de aposentados e pensionistas do INSS começam a receber nesta segunda-feira, 13 de maio, uma notificação oficial informando sobre descontos realizados em seus benefícios por entidades associativas. O alerta serve para que os beneficiários fiquem atentos e verifiquem se autorizaram ou não tais cobranças.
A notificação será enviada exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, que pode ser acessado no celular. A mensagem será apresentada da seguinte forma:
“Aviso importante para você: foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
Como acompanhar a notificação?
Para acompanhar, é recomendado que o beneficiário acesse o app Meu INSS, clique no ícone do sininho (no canto superior direito da tela), selecione “Configurar Notificações” e ative a opção “Permitir notificações”.
Quando será possível pedir reembolso?
A partir desta terça-feira (14), será possível consultar o nome da entidade responsável pelos descontos através do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, no próprio aplicativo Meu INSS. Caso o desconto não tenha sido autorizado, o beneficiário poderá solicitar a devolução dos valores de forma digital ou pelo telefone 135.
Um passo a passo para orientar como solicitar o reembolso será disponibilizado em breve pelo INSS.
Cuidado com golpes!
O INSS alerta: não haverá envio de SMS ou ligações telefônicas sobre o assunto. Toda a comunicação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
Em caso de dúvidas, o atendimento está disponível pela Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para menor tempo de espera, o ideal é ligar após as 16h ou aos sábados.
Para mais informações seguras, acesse os canais oficiais: gov.br/inss e redes sociais do INSS.