Na abertura da Conferência Municipal de Saúde, realizada na noite de ontem, quinta-feira, 11, na Câmara Municipal, tanto o prefeito Pedro Coelho como o vice-prefeito Ernani Leite, destacaram os avanços realizados pela administração municipal em relação a saúde pública. O prefeito Pedro Coelho citou que quando assumiu a saúde vivia um verdadeiro cáos: não havia médicos, ambulâncias, veículos e as UBS funcionavam precariamente. “Estamos avançando. Mas temos muito ainda a avançar” – afirmou o vice-prefeito Ernani Leite.
A Conferência realizada no plenário da Câmara Municipal reuniu dezenas de participantes. Entre eles representantes da Saúde, das Associações de Moradores, representante do Rotary Club, o Provedor da Santa Casa Gerson de Brito, vereadores e representantes do Conselho Municipal de Saúde. Presente também a representante da Regional de Saúde, Lenita.
Além da apresentação e discussão das propostas levantadas nas pré-conferências, durante a Conferência importantes assuntos foram debatidos, cujas propostas são voltadas a melhoria do atendimento da saúde pública.
UBS DO JD. CURITIBA. Dentre as inúmeras propostas levantadas, o próximo Conselho Municipal de Saúde que foi eleito na Conferência (20 membros efetivos e 20 suplentes), tem como uma das principais proposições trabalhar em torno da instalação de uma Unidade Básica de Saúde no Jardim Curitiba. Atualmente o atendimento não apenas do Jardim Curitiba, como Cidade Alta, Jardim Canadá, Vila das Candeias, Jardim América, Vila Rural Candeias e comunidades rurais, são atendidas na Unidade de Saúde da Vila Candeias que pelo grande número de usuários fica sobrecarregada e tem sido motivo de muitas reclamações por parte dos usuários daquela região.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde “Tony” de Lima lembra que na administração do ex-prefeito Beto Costa a proposta de instalação da UBS do Jardim Curitiba foi definida. Inclusive a Prefeitura chegou a locar uma residência na Avenida Curitiba para instalar a UBS o que acabou não se concretizando.
Para “Tony”, a instalação da UBS do Jardim Curitiba deverá ser um dos temas prioritários que o próximo Conselho Municipal de Saúde estará trabalhando.
JARACATIÁ PERDEU VAGA. Durante a eleição do Conselho Municipal de Saúde, o distrito de Jaracatiá ficou sem vaga no Conselho de Saúde, uma vez que o representante da Associação de Moradores não se fez presente. E, com isso o Distrito não terá representante no importante Conselho, enquanto que todas as demais associações de moradores e entidades representativas tem presença confirmadas no Conselho Municipal de Saúde, cuja primeira reunião deverá acontecer no próximo dia 25 deste mês, quando será eleita a nova diretoria executiva do Conselho.
A expectativa é que o atual presidente, Antonio “Tony” de Lima seja reconduzido a presidência do Conselho devido ao excelente trabalho que vem realizando na direção daquele importante órgão que tem como proposta gestionar sobre as questões envolvendo a estrutura municipal da saúde.