Em concorrida cerimônia o vereador (licenciado) José Soares foi empossado como primeiro Secretário Municipal de Segurança; Tem como proposta a criação da Guarda Municipal, a municipalização do trânsito e outras importantes atribuições.
“Hoje é um dia muito especial para Goioerê no momento em que estamos instalando a primeira Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito dentro os municípios da região da Comcam e, possando o primeiro secretário, o vereador licenciado José Soares” – afirmou o prefeito Pedro Coelho na movimentada cerimônia de instalação da Secretaria Municipal se Segurança realizada na manhã desta sexta-feira, 16, cerimônia das mais concorrida realizada no Centro Múltiplo uso.
O evento reuniu além do prefeito Pedro Coelho importantes lideranças políticas e da área de segurança. Dentre eles, o deputado Douglas Fabrício, representante do deputado federal Rubens Bueno, o secretário da Câmara, vereador Patrik Peloi que representou o presidente ainda: o Tenente Walter Martins. Presentes: delegado Hélio Nunes, o Capitão Renato Moreira, o presidente do Conselho de Segurança, Meron Vaureck, o ex-delegado Edson da Rosa, o diretor da UEM e presidente do Rotary, Gilson Croscato, os vereadores Abraão Isaac e Joaquim da Ambulância, o Provedor da Santa Casa, Gerson de Brito e outras importantes outras lideranças.
CIDADE SEGURA. Em sua fala o prefeito Pedro Coelho citou que a instalação da Secretaria Municipal de Segurança representa um momento histórico para Goioerê destacando que a nova Secretaria vai coordenar a implantação da Guarda Municipal, o projeto de monitoramento da área urbana, central e nas entradas da cidade, bem como municipalização do trânsito.
O prefeito Pedro Coelho fez questão de salientar a parceria que vai existir entre a futura Guarda Municipal com as policias Civil e Militar.
APOIO. Ainda em sua fala o prefeito Pedro Coelho hipotecou apoio à nova Secretaria, afirmando que o secretário José Soares terá total apoio da administração, que segundo Coelho, Soares tem uma determinação e acima de tudo vontade de trabalhar como poucos. “Temos plena confiança e a certeza de que o secretário José Soares fará um excelente trabalho à frente da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito” – assegurou o prefeito Pedro Coelho.
PATRIK PARTICIPOU. O vereador Patrik Peloi ao usar da palavra, destacou preocupação de Goioerê em relação a oferecer cada vez mais segurança para a nossa população, lembrando que a proposta da Secretaria está voltada para a criação da Guarda Municipal, implantação do sistema de municipalização do trânsito, bem como o sistema de vídeo monitoramento na área urbana de Goioerê. Foi do vereador Patrik Peloi a iniciativa do projeto de instalação de câmeras de monitoramento em Goioerê que ocorreu em 2017.
O vereador Patrick Peloi lembrou que a criação da Secretaria de Municipal de Segurança foi uma proposição dele e do próprio secretário José Soares que visitaram diversas cidade que já contam com a Secretaria de Segurança, Guarda Municipal e o sistema de vídeo monitoramento e trouxeram muitas idéias que possibilitou a criação da Secretaria de Segurança que vai criar a Guarda Municipal e a municipalização do trânsito.
CIDADE MODELO. Por sua vez, o deputado Douglas Fabrício afirmou que com a criação da Secretaria Municipal de Segurança, da Guarda Municipal e a Municipalidade do trânsito, será modelo, não só na região da Comcam, como também em nível de Estado, uma vez que segundo ele, são poucas as cidades que contam com esse importante instrumento voltado a promover a segurança de seus cidadãos. O deputado Douglas parabenizou o prefeito Pedro Coelho e os vereadores pela importante iniciativa, colocando-se à disposição do secretário, José Soares para apoiá-lo em relação à tratativas junto ao Governo do Estado.
APOIO DA COMUNIDADE. Ao usar a palavra o vereador licenciado José Soares disse que deixou o cargo de vereador para assumir aquele importante cargo, dizendo reconhecer que está deixando a sua “zona de conforto, no caso a cadeira de vereador, para assumir uma árdua missão e acima de tudo difícil, mas segundo Soares com a ideia voltada para trabalhar para que Goioerê seja uma cidade segura” – afirmou Soares que fez questão de destacar o apoio, não só do prefeito Pedro Coelho, mas principalmente do Poder Legislativo que através do Orçamento Impositivo serão investidos recursos para instalação da Secretaria de Segurança e da Guarda Municipal, destacando que os recursos para instalação e funcionamento da Secretaria e da Guarda Municipal de Goioerê estão assegurados no orçamento do atual exercício e serão investidos na aquisição de veículos e motos e material para a futura Guarda Municipal.
CONCURSO. Com relação a contratação dos futuros integrantes da Guarda Municipal, o secretário Soares disse que nos próximos meses será realizado concurso público, seguido de treinamento para os futuros integrantes da GMG, afirmando que a criação da Secretaria de Segurança está ocorrendo em razão da Guarda Municipal.
PREVENÇÃO. O secretário José Soares afirmou em suas palavras que a secretaria de Segurança terá uma missão de trabalhar na fiscalização de trânsito, prevenção, com palestras nas escolas e na comunidade envolvendo não apenas a questão de segurança mas também envolvendo drogas e outras ações.
O secretário José Soares anunciou ainda que já nos próximos dias estará sendo elaborado o Plano Municipal de Segurança Pública, o Projeto da Guarda Municipal e Municipalização do Trânsito e detalhes envolvendo o concurso público para contratação dos futuros integrantes da Guarda Municipal de Goioerê que incialmente deverá disponibilizar cerca de 12 integrantes.
NA PREFEITURA. De acordo com informações de José Soares, num primeiro momento a Secretaria Municipal de Segurança Pública vai funcionar em uma sala na Prefeitura Municipal.
E, a partir de meados de 2020 a Secretaria vai se instalar em uma das dependências onde hoje está instalado o Fórum de Goioerê que no início do próximo ano vai se transferir para as suas novas instalações anexo a sede da Universidade Aberta do Brasil nos fundos do Estádio Municipal.
Coelho libera S-10 para a secretaria
Durante a cerimônia de instalação da Secretaria Municipal de Segurança o prefeito Pedro Coelho anunciou que fará a doação de uma S-10 cabine dupla semi-nova movida a diesel pertencente a Prefeitura, para a Secretaria Municipal de Segurança.
Anteriormente a S-10 havia sido cedida pelo prefeito Pedro Coelho para a 2º Cia da Polícia Militar. No entanto diante de questões burocráticas envolvendo o comando da Polícia Militar do Paraná, o prefeito Pedro Coelho encaminhou Projeto de Lei à Câmara doando a S-10 para a Secretaria de Segurança. Enquanto que uma nova camioneta será doada pelo Sindicato Rural de Goioerê para a 2º Cia da Polícia Militar.