É de extrema importância que essa avaliação seja realizada por um profissional habilitado para tanto, sendo restrita ao Psicólogo
Ainda hoje, muitos pacientes candidatos à cirurgia bariátrica, laqueadura, vasectomia, entre outras se perguntam sobre a necessidade da avaliação psicológica pré-operatória. Isso acontece, entre outras razões, porque é muito difundida a ideia de que quem procura um psicólogo está passando por algum sofrimento grande.
Entretanto, a avaliação psicológica pré-operatória consiste em um processo psicodiagnóstico que visa assegurar que o paciente, naquele momento, encontra-se em bom estado de saúde mental, favorecendo sua participação ativa no período pós-operatório e que seja capaz de seguir as orientações da sua equipe.
Nesse momento, também é feito um preparo psicoeducativo, cujo objetivo é que o paciente obtenha o máximo de conhecimento a respeito das orientações que deverão ser seguidas após a cirurgia e otimizar os resultados por toda a vida. O intuito é garantir que o paciente esteja em pleno acordo com a cirurgia, bem como que o mesmo conheça as consequências do procedimento.
A psicóloga Marilia Frost atende no Instituto Urbano pelos telefones (44) 3522 4191 ou 92000-4591
Acompanhe as coluna do Instituto Urbano com matérias de todos os profissionais: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/instituto-urbano