Você se conhece o bastante para saber o que deseja e quais suas necessidades? Por mais clichê que possa parecer, o autoconhecimento é necessário para a nossa felicidade e para termos uma vida que esteja em sintonia com o que mais queremos. E isso é a mais pura verdade.
O autoconhecimento, como o próprio nome já diz, é o conhecimento que uma pessoa possui de si mesma. Conhecer-se melhor ajuda a lidar com as emoções, com a ansiedade, frustração e instabilidade emocional, dentre outros. Ainda, atua como uma forma de manter o bem-estar mental, colaborando para que tenhamos respostas conscientes para vários problemas.
Costumo dizer que não se conhecer é como conviver 24 horas com um “desconhecido”, como você se sentiria? Estar com um desconhecido é viver inseguro, sem saber do que se é capaz, do que verdadeiramente quer. Quando nos compreendemos profundamente, sabemos quem nós somos e o que queremos, saberemos nossas qualidades, capacidades e limitações e agimos de acordo com isso. Em outras palavras, praticar o autoconhecimento é buscar entender a si mesmo em todas as esferas da vida.
Quem se conhece a fundo também consegue compreender as pessoas que estão ao seu redor, porque ao nos conhecermos de fato, paramos de projetar no outro necessidades que são nossas, percebemos e reconhecemos o que é nosso e o que é do outro e conseguimos utilizar os recursos que temos para enfrentar as situações diárias.
Para te auxiliar nesse processo, procure a Psicoterapia como ferramenta de autoconhecimento. Procure um Psicólogo capacitado para de acompanhar nessa caminhada!
A psicóloga Marilia Frost atende no Instituto Urbano pelos telefones (44) 3522 4191 ou 92000-4591
Acompanhe as coluna do Instituto Urbano com matérias de todos os profissionais: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/instituto-urbano