Existem várias opções de tratamento, sendo a utilização do Pilates na fibromialgia a melhor opção para reabilitação
A fibromialgia é uma síndrome reumática, não inflamatória, de etiologia desconhecida e que afeta principalmente mulheres acima de 30 anos. Os principais sintomas são: dores musculoesqueléticas difusas; distúrbios do sono; fadiga; rigidez matinal de curta duração; sensação de edema e parestesias. Existem várias opções de tratamento, sendo a utilização do Pilates na fibromialgia a melhor opção para reabilitação.
O método Pilates é um grande aliado na reabilitação dos portadores da fibromialgia, pois o fortalecimento e alongamento muscular estão presentes durante os exercícios de forma suave e progressiva, sempre respeitando a fisiologia muscular e a biomecânica articular.
Com os exercícios, observa-se o alívio da dor, restauração da amplitude de movimento e flexibilidade, além da capacidade de concentrar-se e executar atividades da vida diária, muitas vezes prejudicadas pela doença.
As aulas proporcionam conexão da mente com o corpo, somados às técnicas de respiração, movimentos fluidos e centralizados. A utilização do Pilates na fibromialgia também promove o relaxamento, diminuindo a tensão muscular.
A liberação de hormônios e neurotransmissores é estimulada e, ao término da aula de Pilates, o indivíduo se sente revigorado, com uma sensação de bem-estar e ainda observa melhoras no sono, possibilitando uma diminuição da dosagem dos medicamentos.
À partir do momento que o corpo aprende a fazer o movimento com maior eficiência motora, menos esforço e compressão da musculatura e nervos, e aplica isso em suas atividades de vida diária, as crises de dor fibromiálgicas tornam-se mais espaçadas e menos intensas
O Fisioterapeuta Gustavo Pinheiro Urbano atende no Instituto Urbano. Marque um horário pelos telefones (44) 3522 4191 ou 92000-4591 e conheça todos os procedimentos.
Acompanhe as colunas do Instituto Urbano acessando o link: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/instituto-urbano