A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma forma de tratamento psicológico que demonstrou ser eficaz para uma série de problemas, incluindo depressão, transtornos de ansiedade, problemas com o uso de álcool e drogas, problemas conjugais, transtornos alimentares e doenças mentais graves. Numerosas pesquisa sugerem que a TCC leva a uma melhora significativa no funcionamento e na qualidade de vida.
É importante enfatizar que os avanços na TCC foram feitos com base na pesquisa e na prática clínica. Na verdade, a TCC é uma abordagem para a qual há ampla evidência científica de que os métodos desenvolvidos realmente produzem mudanças.
A TCC é baseada em vários princípios básicos, incluindo: os problemas psicológicos são baseados, em parte, em maneiras de pensar distorcidas ou disfuncionais; os problemas psicológicos são baseados, em parte, em padrões aprendidos de comportamento inadequado; pessoas que sofrem de problemas psicológicos podem aprender melhores maneiras de lidar com eles, aliviando assim seus sintomas e tornando-se mais eficazes em suas vidas.
O tratamento da TCC geralmente envolve esforços para mudar os padrões de pensamento. Essas estratégias podem incluir: aprender a reconhecer as próprias distorções de pensamento que estão criando problemas e, em seguida, reavaliá-las à luz da realidade; obter uma melhor compreensão do comportamento e de suas motivações; usar habilidades de resolução de problemas para lidar com situações difíceis; senso de confiança nas próprias habilidades.
Também envolve esforços para mudar os padrões de comportamento. Essas estratégias podem incluir: enfrentar os próprios medos em vez de evitá-los; usar a representação de papéis para se preparar para interações potencialmente problemáticas com os outros; aprender a acalmar a mente e relaxar o corpo.
Nem todo tratamento usará todas essas estratégias. Em vez disso, o psicólogo e o paciente / cliente trabalham juntos, de forma colaborativa, para desenvolver uma compreensão do problema e desenvolver uma estratégia de tratamento.
A TCC coloca ênfase em ajudar os indivíduos a aprenderem a ser seus próprios terapeutas. Por meio de exercícios na sessão, bem como de exercícios de “lição de casa” fora das sessões, os pacientes / clientes são ajudados a desenvolver habilidades de enfrentamento, por meio das quais podem aprender a mudar seus próprios pensamentos, emoções e comportamentos problemáticos.
Marque um horário no Instituto Urbano pelos telefones (44) 3522 4191 ou 92000-4591 e conheça todos os procedimentos.
Acompanhe as colunas do Instituto Urbano no link: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/instituto-urbano
CONHEÇA OS PROFISSIONAIS DO INSTITUTO URBANO