O município de Janiópolis tem no cultivo da mandioca uma das mais importante alternativa de diversificação agrícola, principalmente nas áreas mais arenosa. A presença da indústria de polvilho no município favorece muito ao produtor, pois tem venda garantida e com um valor de frete reduzido.
Neste sentido, a Emater de Janiópolis realizou um encontro com os mandiocultores do município para debater assuntos sobre a cadeia produtiva da mandioca, o objetivo principal da reunião foi mostrar aos participantes o resultado da produção de amido de diferentes variedades voltadas para a indústria.
O encontro aconteceu na propriedade do agricultor José Domingos Poeira, onde o extensionista da Emater, José Cláudio do Prado, mostrou como é importante manter a lavoura livre de invasoras no início do seu ciclo e a importância de um bom manejo de adubação. Segundo José Claudio, esses são fatores essenciais para o bom desenvolvimento das raízes.
No encontro foi apresentado o resultado de um experimento realizado no local da reunião, em parceria com o IAPAR e a empresa Polvilhos Poeira, as raízes do cultivar IPR União foram as que tiveram melhores produções de amido, em um grupo de nove cultivares avaliadas, todas com dez meses de plantio.
Por fim, os agricultores receberam informações sobre o plano safra atual, através do extensionista Everton Souza que informou a todos os presentes sobre as alterações válidas para esse ano, como a redução da taxa de juros em algumas modalidades de custeio e investimento, e o aumento do limite de renda bruta para o produtor se enquadrar no Pronaf, que agora é R$ 415 mil.