A homenagem ao agropecuarista João Apoloni, de Quarto Centenário, concedida na noite de quinta-feira, 1º, foi cercada de emoções e de palavras que justificaram a concessão do Título de Cidadão Honorário do Paraná ao homenageado.
A sessão solene da Assembleia Legislativa do Paraná instalada na Aceng, foi presidida pelo vice-presidente, o deputado Guto Silva e contou com a presença de lideranças políticas, empresariais e ruralistas, amigos e familiares de João Apoloni, cuja história de vida deixa um grande legado de perseverança, honestidade, humildade, ética e de um grande empreendedor que o transformou, de um cobrador de ônibus a um dos maiores produtores de grãos do Estado do Paraná.
Esse legado foi destacado em todos os discursos. O Deputado Ratinho Junior, autor da proposição que concedeu a honraria, destacou que João Apoloni “venceu pela simplicidade e trabalho. Precisamos de vencedores assim, que ilumine nossos caminhos”.
Por sua vez, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Guto Silva enfatizou que aquela foi uma das homenagens realizada fora da Assembleia mais prestigiada por deputados. E, segundo ele, o Brasil precisa homenagear mais pessoas como “seu” João Apoloni.
DESTAQUE. Entre tantos momentos especiais na solenidade, destaque para a neta Ana, que cantou para o avô João Apoloni. Outro destaque: a comemoração do aniversário de João Apoloni que completou 79 anos.
Discursos
RATINHO JUNIOR.“Seu João Apoloni tem uma história de vida que me serve de testemunho. Veio para o Paraná porque esta terra, foi e co ntinua sendo, uma terra de oportunidades.Venceu pela simplicidade e trabalho. Precisamos de vencedores assim. Que iluminem nossos caminhos”.
NEREU MOURA.“Existem duas maneiras de se tornar um paranaense. Nascendo aqui ou recebendo o diploma de Título de Cidadão Honorário. A partir de hoje fica decretado que “seu” João Apoloni é filho do Paraná. Aqui em Goioerê, neste cantinho do Paraná, tem um paranaense que é exemplo de vida para todos nós”.
MÁRCIO NUNES. “Desde menino ouvia falar de “seu” João Apoloni. Nunca imaginei que hoje estaria aqui participando dessa homenagem. João Apoloni é um dos homens que dignifica a palavra trabalho. Deputado Ratinho, talvez este seja uma das mais importantes honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa, porque Apoloni representa o produtor rural do Paraná”.
MARCEL MICHELETO. Falando em nome dos prefeitos do Paraná, o prefeito de Assis Chateaubriand Marcel Micheleto, presidente da AMP, frisou: “As palavras muitas vezes convence. Mas o exemplo arrasta, como o senhor seu João Apoloni, tem feito ao logo de sua vida.Parabéns deputados pela homenagem a um homem exemplo de honestidade e simplicidade”.
ÀGIDE MENEGUETTE. O presidente da Federação Paranaense da Agricultura discursou em nome de todas as entidades ligadas a agricultura e destacou o empreendedorismo do homenageado João Apoloni. “Sempre foi um homem com uma visão voltada para tecnologia e inovações”.
PRESENÇAS. Estiveram presentes na sessão solene: o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Guto Silva, os deputados Ratinho Junior, Marcio Nunes, Tião Medeiros e Nereu Ramos. O presidente da Faep, Ágide Meneguetti, os prefeitos Reinaldo Krachinski (Quarto Centenário), Suely da Silva (Rancho Alegre) e Marcel Michelleto (Assis Chateaubriand). Márcio Bonesi, presidente da Aprosoja/Paraná. O presidente da Câmara, Patrik Peloi e os vereadores Agilson Flausino e Joaquim da Ambulância.