O engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo, foi homenageado na noite de 22 de setembro, em Curitiba, com o Prêmio FEAPR 2025, concedido pela Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR).
Siga a Tribuna no WhatsApp
Gallassini recebeu a premiação das mãos do presidente da FEAPR, Cesar Veronese, e do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Marcio Nunes, em reconhecimento aos Relevantes Serviços prestados à agronomia e ao agronegócio.
O Prêmio FEAPR é considerado um dos mais importantes do calendário agronômico do Paraná e reconhece profissionais que se destacam em diferentes áreas. Em 2025, além de Gallassini, foram homenageados: Tangriani Assmann (Difusão de Tecnologias), pela atuação no ensino, pesquisa e extensão em sistemas integrados de produção e adubação; Inês Fonseca (Ensino), doutora e pós-doutora em Genética Quantitativa pela Universidade de Wisconsin (EUA); Ademir Calegari (Pesquisa), representado por Florindo Dalberto na solenidade.
“O prêmio nessas quatro categorias é uma justa homenagem àqueles que tanto fizeram e continuam fazendo pela agronomia paranaense”, afirmou o presidente da FEAPR, Cesar Veronese.
A cerimônia contou com a presença de importantes lideranças, entre elas: O evento foi prestigiado pelas autoridades com as presenças do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Marcio Nunes, o chefe do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, os deputados estaduais Jairo Tamura e Fábio Oliveira, o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Ágide Eduardo Meneguette, o superintendente do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti e o presidente do CREA-PR, Clodomir Ascari, do presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, José Petruise Júnior, do membro do Conselho de Administração da Coamo, Ricardo Accioly Calderari que recebeu em 2024 o prêmio FEAPR e do gerente de Assistência Técnica da Coamo, Marcelo Sumiya.
Reconhecimento
Segundo a FEAPR, Gallassini é uma personalidade de destaque na agronomia e no agronegócio brasileiro. Fundador da Coamo, transformou a cooperativa na maior da América Latina, referência em gestão, tecnologia e produção agrícola.
Em 2025, Gallassini completa 50 anos como presidente da Coamo, liderando a expansão da cooperativa e fortalecendo iniciativas de extensão e pesquisa. No mesmo ano, a Fazenda Experimental da Coamo celebra cinco décadas de atividades, com resultados que refletem o planejamento estratégico da diretoria sob sua liderança.
“José Aroldo Gallassini é mais do que um gestor. Ele é uma referência para o agronegócio e para todos que acreditam na força da agronomia como ferramenta de desenvolvimento econômico e social”, ressaltou o presidente da FEAPR.




















