Produtores participantes do Programa Conecta conheceram as instalações do Centro de Treinamento Avícola, o CTA, recém-inaugurado em Cafelândia.
Clique aqui e fique bem informado
A estrutura é uma referência em tecnologia ao setor: tudo o que tem de mais avançado está no aviário-escola e serve como modelo para os cooperados replicarem os bons exemplos, tanto em equipamentos quanto em manejo. “Essa foi a primeira atividade desenvolvida no CTA: um espaço para capacitação de todos envolvidos no processo de produção. O que os jovens aprenderam aqui será praticado nas propriedades rurais, aprimorando os nossos resultados”, afirma a supervisora de Fomentos, Adrieli Hernandes.
São 3.544 metros quadrados de área construída: sala de aula para os cursos; alojamento com 14 vagas para recepcionar visitantes; refeitório; moradia para o granjeiro; e o aviário-escola.
Monique Fuzão, neta de cooperado Izair, que mantém dois aviários com 40 mil aves em Cafelândia, afirma que essa foi uma oportunidade para ver o que há de novo no mercado. “Tem muita novidade que vai fazer a gente evoluir em resultado. O Conecta proporciona conhecer essas tecnologias e o CTA surpreendeu pela modernidade”, afirma a participante do Programa Conecta.
Além de pesquisas científicas, estão previstos no CTA cursos de manejo de frango de corte/pré-abate/equipamentos, operação de painéis elétricos, limpezas de prevenção, elétrica básica e montagem de pinteiro, além de outras orientações avançadas.
HOTEL 5 ESTRELAS. Como um verdadeiro resort, os hóspedes do aviário-escola recebem o que há de melhor. E neste caso estamos falando das aves, que vão demonstrar na prática o que realmente funciona, para depois ser repassado aos aviários das propriedades integradas.
TECNOLOGIA SEM FIM. Os equipamentos são uma atração a parte: foram instalados controladores de ambiência Smaai 5, Active 20 e AC 2000 Pro: os três podem operar o galpão. Além disso, a estrutura conta com isolamento térmico no forro, com lã de vidro, tudo para manter temperaturas ideais em todo o alojamento.
O tratamento de água possui um sistema de ponta, garantido pelo Quarteto Plus, composto por motobomba periférica (para garantir vasão); bomba dosadora (para desinfecção da água); dosador antidureza e bomba dosadora (para injetar medicamentos e demais produtos na água).
Quando há falhas na ambiência dentro do galpão, o Módulo Granja alerta o avicultor. “O alerta sonoro e visual é emitido. No celular também é enviada uma mensagem em tempo real para que o produtor tome as providências necessárias”, explica Priscila Michelin Groff Urayama, médica veterinária supervisora do CTA.
BIG BROTHER AVIÁRIO. Ao longo da estrutura, câmeras foram instaladas com o objetivo de auxiliar nos cursos e no manejo: elas estão distribuídas em pontos estratégicos para que os pesquisadores observem o comportamento das aves.
QUALIFICAÇÃO. Em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), os cursos realizados no CTA terão instrutores mestres e doutores na área. Estudos também serão desenvolvidos com universidades para verificar aditivos para a ração com objetivo de melhorar desempenho em conversão alimentar e sanidade. “O espaço será uma vitrine para conhecer o que há de mais avançado no mercado para o setor. É local para o desenvolvimento dos cooperados, colaboradores e granjeiros, inclusive para quem quiser ingressar na atividade”, afirma o superintendente de Produção da Copacol, Irineu Dantes Peron.
INOVAÇÃO. Para se manter no topo, as estratégias a campo precisam ser alinhadas e acompanhar a evolução contínua. De todo o País, a Copacol é uma das primeiras a implantar um espaço exclusivo a testes de tecnologias, manejos e ao aperfeiçoamento da mão de obra. “Nosso objetivo com CTA é trabalhar o desenvolvimento dos envolvidos, afim de consolidar os resultados da Avicultura, com redução de custos pela otimização dos recursos utilizados na criação e qualidade dos produtos”, explica Douglas Silva, gerente Integração Aves.