Ela chegou em Goioerê há pouco mais de dois anos. Tinha objetivo de aproximar a sociedade organizada de Goioerê com o Instituto Federal do Paraná, que naquele momento se preparava para
funcionar em Goioerê. Trabalho que a professora de moda, Julyana Biavatti fez muito mais. Se envolveu e hoje é um exemplo de como integrar a instituição com a comunidade.
Na última semana a professora Julyana iniciou mais um importante trabalho com os coletores da Associação de Coletores de Resíduos Sólidos e Agentes Ecológicos de Goioerê (ATA). É a oficina de bijuterias de material reciclados que a professora desenvolve através do Projeto de Extensão Recriar Moda, do IFPR.
“Estamos fazendo com que o coletor olhe para o material reciclado
que eles trabalham todos os dias, de uma forma diferente, transformando garrafas plásticas de refrigerantes, shampoos e produtos de limpeza em bijuterias” – destaca Julyana explicando que a oficina será realizada uma vez por mês. Sempre aos sábados, na sede da associação.
“O entusiasmo das coletoras fez com que me apaixonasse por este trabalho. E estou convidando outros profissionais para que contribuam com informações e cursos” –frisa Julyana Biavatti.
Trabalho Voluntario
“Não gosto de guardar o conhecimento comigo. Preciso compartilhar. Me sinto viva quando transmito o que sei para as outras pessoas” – destaca Julyana Biavatti ao explicar essa disposição de realizar oficinas como já vem fazendo no Projeto Viva a Vila desde o final do ano passado ensino a produzir bijuterias, customização de roupas entre outras peças, sempre utilizando material reciclável.
Além de levar suas oficinas até a comunidade, a professora procura integrá-las ao IFPR, promovendo oficinas no campus a exemplo do curso de customização de jeans e o workshop de arco e flecha realizando recentemente.
MUNDO CRIATIVO
Com tanta disposição, Julyana conseguiu nessa correria descobrir novas paixões. O teatro, cujo envolvimento com a Cultura já lhe rendeu participações especiais no espetáculo “Ontem ao Luar” e a adaptação da peça teatral “A Bruxinha que era boa” e no último sábado, 18, com a brilhante participação no “casamento caipira”.
Vale citar que além de atuar, Julyana é responsável pela criação do figurino do espetáculo “Ontem ao Luar” e “A Bruxinha que era boa”. Ela resume tudo isso dizendo, “adoro esse mundo criativo. É minha terapia”.
E se depender dela seu trabalho de extensão só crescerá. Suas oficinas atenderá toda a comunidade que solicitar o seu trabalho, e, importante, através do trabalho voluntário.
Professora Julyana Biavatti é um exemplo de envolvimento com a sociedade
Para relaxar faz teatro e brinda a todos com muita diversão e talento