Nesta semana tendo como local, o auditório da Câmara Municipal foi realizada reunião sobre Agroindústria Familiar, com a presença de 31 produtores que estão ou tem interesse em produzir produtos como derivados de leite, ovos, mel, derivados de carnes, frango caipira e produtos a base de peixe.
A primeira parte do evento foi feita pelo médico veterinário Valdir Nogueira da Rosa, no qual foi tratado o processo de construções das agroindústrias e a produção dos produtos ou seja a legislação vigente para o produtor estar adequado às normas do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, com isso dar condições de comercializar produtos de Origem Animal na Feira do Produtor, Mercados Locais e nos Programas Governamentais como PNAE.
PRÁTICAS. Promovendo assim as atividades existentes da agroindústria e desenvolvendo novos empreendimentos, agregando valor aos produtos, gerando renda e melhoria na qualidade de vida dos agricultores familiares.
Outro tema abordado no evento foi Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, tratado pelo Extensionista da Emater de Juranda Antonio Pereira de Souza, tema ligado a proposta de trabalho da Emater com o grupo de assistidos em Horticultura nos Produtos de Origem Vegetal e agora na Agroindústria de Produtos de Origem Animal. Todo produto inatura, processado ou minimamente processado tem que respeitar a Legislação Vigente, respeitar o processo de produção pois cada vez mais o consumidor exige produtos saudáveis.
O evento foi em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a Emater de Juranda. Esteve presente a Prefeita Municipal Leila Miotto Amadei que em sua fala deu todo apoio ao Projeto de Agroindustrialização dos produtos da agricultura familiar, inclusive afirmando que está programado a construção do Mercado Municipal que vai incorporar a Feira do Produtor Rural.