O apoio da administração de Juranda em torno da saúde primária tem sido marcada por atenção ímpar da Secretaria Municipal da Saúde. E, através do programa Previne Brasil voltado a atenção primária à saúde (APS).
O programa Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde nos municípios, e considera quatro componentes para fazer a transferência financeira federal a municípios e ao Distrito Federal: incentivo com base em critério populacional; capitação ponderada (cadastro de pessoas); pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas.
A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o fortalecimento de vínculos entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas atendidas e acompanhadas nos serviços da APS.
JURANDA DESTAQUE. E, de acordo com os Indicadores 2020 Q1-Previne Brasil, Juranda obteve a 9ª posição no Paraná e o 206º lugar no Brasil no desempenho na APS. Uma conquista reconhecida em nível estadual e nacional pelo esforço, emprenho e dedicação de todos os profissionais da saúde do município e pelos investimentos aplicados na área da saúde pela administração da prefeita Leila e da vice Joelma.