A madrugada desta quinta-feira, dia 1º de novembro, foi marcada por intensa movimentação na área policial de Juranda mobilizando a equipe do Destacamento da PM. Foram duas ocorrências que assustaram moradores da região da cidade onde ocorreram as ações, para Polícia é grande a suspeita de que duas ações têm ligações entre si envolvendo situações criminosas registradas anteriormente em Juranda.
INCÊNDIO EM CARRO. Por volta da meia noite desta quinta-feira a equipe da PM foi acionada e se dirigu até a rua Jabotinguera onde segundo a vítima, dois elementos atearam fogo em seu veículo, Gol que estava estacionado na garagem da residência.
Pessoas da residência conseguiu debelar o incêndio apesar do Gol estar tomado por gasolina o que foi constatado pelos policiais. Apesar da pronta ação de moradores que debelou o incêndio o veículo apresentou diversas avarias na pintura.
FUGIRAM. Populares informaram aos policiais terem visto dois rapazes, conhecidos, deixando o local. Os dois elementos de cor morena e sem camisa ao fugir do local gritavam ameaçando o proprietário do Gol.
PRESO. Através do rápido trabalho dos policiais, um dos elementos identificado como Mateus, apontado como autor do ato criminoso foi localizado escondido em sua residência. No momento da abordagem Mateus, de 18 anos, fingiu estar dormindo e insistia em dizer que não sabia do que se tratava. No entanto, apesar das declarações, os policiais perceberam que Mateus estava ofegante e tinha as pernas sujas de barro.
Diante da situação, os policiais deram voz de prisão a Mateus que foi encaminhado para a Delegacia de Ubiratã.
AMEAÇAS. No momento em que estava sendo detido Mateus, o tempo todo proferiu ameaças contra a vítima que teve o Gol danificado assim como aos seus familiares. Mateus no entanto se recusou em apontar o comparsa que participou da ação criminosa.
TIROS EM RESIDÊNCIA. No momento em que a equipe da Polícia Militar de Juranda elaborava o boletim de ocorrência no Destacamento, os policiais receberam informações que um tiroteio estaria ocorrendo na mesma Rua Jabotinguera – a pouco mais de 100 metros onde ocorreu a tentativa de incêndio do Gol.
De acordo com informações, dois elementos, conhecido na área policial, teriam chegado na frente da residência e gritado tendo, em seguida efetuado diversos disparos de revólver nas janelas da residência.
Apesar de toda a correria no local, o morador afirmou, não só ter visto como reconhecido os dois elementos que efetuaram os disparos. Ambos são conhecidos no meio policial, conforme declarou a vítima aos policias.
A Delegacia de Polícia de Ubiratã foi comunicada das duas ocorrências, inclusive um dos elementos – Mateus – está preso na cadeia de Ubiratã.
Noite violenta está relacionada a duplo homicídio
De acordo com fontes das Polícias de Juranda e Ubiratã, as duas ocorrências registradas na madrugada desta quinta-feira – tentativa de atear fogo em um Gol que estava na garagem de uma residência e os tiros desferidos contra a parte frontal de uma residência, além de estarem relacionados às duas ocorrências registradas na rua Jabotinguera – as residências são próxima uma da outra e com intervalo de pouco mais de duas horas uma ocorrência da outra. Também estão diretamente ligada ao duplo homicídio ocorrido na noite do dia 16 de junho Jardim Carajás em Juranda.
O duplo homicídio vitimou o jovem Júlio César da Silva e Marcos Alexandre, motorista da Prefeitura de Juranda. Ambos foram mortos com diversos disparos de tiro.
O duplo homicídio teve como motivação um suposto “acerto de conta”. O autor dos disparos que mataram os dois seria Gerald de Oliveira Mendes, conhecido como “Dedi”, conforme relataram testemunhas. O crime ocorreu na rua Guaraguçu, no Jardim Carajás, nas mediações do Centro de Convivência dos Idosos.
Na época primeiras informações levantadas pela polícia davam conta de que um grupo de pessoas dirigiu-se até a casa onde estavam os donos da casa e Gerald. As duas vítimas estavam no grupo, que pretendia fazer um “acerto de contas”.
O grupo teria entrado na casa e agredido o proprietário, tendo até realizado um disparo de arma de fogo, que teria sido efetuado por uma pessoa identificada como “Ricardinho” irmão de Gerald “Dedi” que efetuou os disparos atingindo as duas vítimas, conforme afirmaram na época as testemunhas. Uma morreu no local e a outra foi socorrida, e morreu no hospital.
O dono da casa “Ricardinho”, além de agredido pelo grupo, também teria sido ferido por um disparo no pé.
VINGANÇA. Não só a polícia, como mas também populares afirmam que as ocorrências registradas na madrugada desta quinta-feira, 1ª de novembro, tem relação direta com o duplo homicídio que vitimou Júlio Cesar e Marcos Alexandre na noite do dia 16 de junho desse ano.
VECTRA INCENDIADO. Outro ato criminoso que estaria ligado diretamente ao duplo homicídio registrado em junho, foi o incêndio criminoso em um veículo Vectra registrado na madrugada do dia 15 de agosto. O veículo estava estacionado na Rua Jesuítas na periferia de Juranda, quando dois elementos ocupando uma moto Honda 125 de cor vermelha teria jogado algo sobre o veículo e em seguida colocado fogo.
Na época o dono do Vectra disse aos policiais que o incêndio em seu veículo teria sido vingança e que estaria relacionado ao duplo homicídio registrado em junho último que resultou nas mortes de Júlio Cesar e Marcos Alexandre na noite, 16 de junho no bairro Carajás.
POPULAÇÃO COBRA. Com as duas ocorrências policiais registradas na madrugada de hoje, quinta, 1ª de novembro, a população de Juranda está preocupada e cobra das lideranças do município, principalmente os poderes constituídos, que busquem junto a Delegacia de Polícia de Ubiratã e até mesmo ao Ministério Público, ações que culminem com as prisões dos envolvidos na série de crimes e ações violentas que estão ocorrendo em Juranda cada vez mais violenta e com mais frequência, que estão ocorrendo na cidade e que estarão relacionadas entre si envolvendo ações criminosas.