O Justiça Eleitoral concedeu liminar suspendendo a pesquisa eleitoral que havia sido contratada por Nelton de Castro Soares, cuja pesquisa foi realizada neste final de semana e seria divulgada na terça-feira. Foi a primeira pesquisa registrada desde que iniciou o período eleitoral, e acabou sendo suspensa.
A impugnação foi feita pelo Cidadania, partido do Prefeito Pedro Coelho e candidato a reeleição, que alegou que a Braslopes Pesquisas, empresa contratada para realizar a pesquisa eleitoral “estaria eivada de irregularidades e violações”.
Segundo o pedido de impugnação, a pesquisa continha “irregularidade atinentes à erro quanto aos cargos analisados, margem de erro inadmissível para uma pesquisa eleitoral, divergência do plano amostral apresentado em relação ao questionário aplicado (nível de instrução dos entrevistados), ausência quanto à ponderação da pesquisa, ausência de registro da pesquisa no Conselho Regional de Estatística e interesse duvidoso do contratante da pesquisa ligado a candidato do DEM”.
A Justiça Eleitoral o concedeu a suspensão dos trabalhos e divulgação, por qualquer meio dos dados e resultados da pesquisa eleitoral. Seu descumprimento poderá incidir em multa no valor de R$ 53 à R$106 mil.