Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê Justiça não autoriza Prefeitura de Goioerê a repassar 1,27 milhão para o hospital Santa Casa

segunda-feira, 25 agosto de 2025.

A Justiça negou a homologação do acordo firmado entre a Santa Casa de Misericórdia Maria Antonieta de Goioerê e a Prefeitura de Goioerê, referente ao repasse de R$ 1.275.935,18 em recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Siga a Tribuna no WhatsApp

Passe na Farmattiva ou peça  pelo WhatsApp (44) 9 9711 8888

O caso teve origem porque, em fevereiro deste ano, o hospital ficou sem receber os repasses municipais. O motivo foi a não assinatura da renovação do contrato pela direção da Santa Casa, o que impediu a Prefeitura de efetuar o pagamento naquele período. O valor de aproximadamente R$ 1,2 milhão corresponde ao montante que vinha sendo repassado até janeiro, quando o contrato estava em vigor. Sem a renovação, o recurso não pôde ser transferido no mês seguinte.

Na decisão, a juíza Lívia Simonin Scantamburlo destacou que a Constituição Federal, em seu artigo 100, estabelece que os pagamentos devidos pela Fazenda Pública em razão de decisões judiciais devem obedecer, obrigatoriamente, à ordem cronológica dos precatórios, não podendo haver qualquer tipo de favorecimento ou privilégio.

Com isso, a Justiça entendeu que a homologação do acordo configuraria tratamento privilegiado à Santa Casa e indeferiu o pedido. O hospital terá de aguardar a ordem regular de pagamentos estabelecida para todos os credores do município.