Maringá sediou no mês de julho o mais importante evento para os japoneses no Brasil que foi a comemoração dos 110 anos da imigração japonesa. Evento que contou com a presença de autoridades do Japão, entre eles a princesa Mako de Akishino da família imperial Japonesa, estando presente também Tarō Asō, vice-primeiro-ministro do governo do Japão e ministro de Finanças do governo do primeiro-ministro Shinzō Abe.
Na oportunidade aconteceram diversas apresentações, entre elas o Enbu realizado em nome da Associação Cultural Internacional para o Estudo das Artes Tradicionais, dirigido pelo Mestre Kyoshi Francisco Federico Dinatale, membro representante do Japão da Instituição Internacional para Treinamento de Artes Marciais Antigas Japonesas (Kokusai Nihon Bujutsu Kenshuko).
Federico é responsável pela Escola do Bugeiko em Goioerê, que se tornou sede internacional das organizações liderada pelo Kyoshi e destaca o importante evento para a cultura japonesa no Brasil e agradece a oportunidade de fazer parte da comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
Foi um evento que contou com 16 mil pessoas na comemoração dos 110º aniversário da imigração japonesa no Brasil. Na programação, houve o plantio de uma muda de Pau-Brasil, a qual foi produzida a partir de um clone genético daquela plantada por Sua Majestade Imperial Akihito, atual imperador do Japão, em 1966. O imperador japonês anunciou em 1 de dezembro de 2017 que abdicaria do trono em 30 de abril de 2019, cedendo o posto ao filho, Sua Alteza Imperial Naruhito, cujo nome completo é Hiro-no-miya Naruhito Shinnō, primeiro em sucessão, que se tornará o 126º Imperador do Trono do Crisântemo.
Segundo o Kyoshi Federico Dinatale, a tradição em sua máxima expressão Sogo-Budo, expressa assim pelos assistentes japoneses, não só residentes no Brasil como também na América Latina, mas deslocados do Japão para participar de tal evento emblemático, juntamente com seus parentes residentes no país, Tai-jitsu, Ken-Jutsu, Iai-Jutsu. Além de Nawa-Jutsu na parte de Taiho-Jutsu, o método de defesa e captura utilizado pela polícia japonesa, que foi muito comentado e aplaudido por membros de Polícia de Kyoto presentes no evento.