As secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Educação em parceria com a Sanepar lançou ontem, sexta-feira, 22, o projeto ambiental “Óleo nas Escolas”, que tem como objetivo dar a destinação correta para o óleo de cozinha, evitando que lançados no meio ambiente, quando são jogados na rede de esgoto. O lançamento marcou o Dia da Água, comemorado ontem, dia 22.
As escolas da rede municipal receberam coletores onde serão acondicionados os óleos que os alunos irão trazer para a escola. A secretária de Agriculturra, Viviane Kffuri, destaca que é importante que os pais colaborem com os filhos, ajudando a guardar o oléo em garrafas pets.
“O óleo de cozinha que será descartado, é só esperar esfriar e colocar na garrafa pet, e quando estiver cheio, o aluno leva para a escola e deposita o líquido no coletor” – explica Viviane, lembrando que os alunos que participarem do projeto vão concorrer a vários prêmios que serão sorteados em junho.
#GOIOERÊPARAOFUTURO
Na oportunidade foi lançado ainda outro projeto – #goioerêparaofuturo – que visa estimular o plantio de mudas de árvores em Goioerê, para melhorar a arborização urbana como um todo. Viviane explicou que a proposta é que Goioerê como um todo receba novas árvores. Para isso, ao longo do haverá distribuição de mudas, e os alunos são alvo dessa ação.
Para as residências estão sendo disponibilizadas árvores frutíferas, enquanto que para calçadas e espaços públicos mudas de árvores adequadas ao ambiente. “Queremos que no futuro Goioerê tenha além de ruas com sombras, uma cidade com uma melhor qualidade do ar.