O prefeito Betinho Lima juntamente com a secretária de Saúde, Gabriela Martins e o presidente da Câmara, Herley Kleber Paraiba, lançaram o Projeto Xô Covid, que tem como objetivo combater a disseminação do vírus, ter um maior controle sobre os pacientes isolados e impedir que estes pacientes, depois de receberem alta, tenham sequelas que compliquem o estado de saúde, já que muitos pacientes acabam tendo complicações tempos depois por sequelas não tratadas.
O projeto é fruto da visita técnica realizada em Chapecó, onde o resultado obtido naquela cidade é fruto de um conjunto de ações, a maioria delas sendo implantada no Projeto Xô Covid. O prefeito Betinho Lima, ressaltou a importância do projeto para se tentar combater a disseminação do covid e garantir uma melhor recuperação do paciente positivado. “A nossa missão é cuidar e melhorar a vida das pessoas” – frisou.
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
O lançamento realizado na manhã desta quinta-feira, contou ainda com as presenças dos vereadores Fabio Plaza, Fabiano Barboza, Luci Alvino, Patrik Peloi e a equipe da Secretaria de Saúde.
TESTE RÁPIDO EM TODOS SUSPEITOS E PESSOAS QUE TIVERAM CONTATO. A secretária Gabriela Martins explica que o Projeto Xô Covid será centralizado na UBS Covid. O conjunto de ações do Projeto Xô Covid começa o teste rápido, e a partir de agora, realizado na UBS Covid.
Gabriela comenta que o primeiro passo para entender a doença e seus efeitos na população é conhecer o número de pessoas infectadas, e a partir de agora serão realizados os testes rápidos de COVID-19 Antígeno em massa. O resultado do teste fica pronto em 15 minutos. Todos os pacientes com suspeita que chegarem na UBS Covid serão testados e se positivar, todos os contatos próximos e domiciliares do confirmado também serão testados.
De acordo com a secretária Gabriela, dessa forma se conseguirá a confirmação dos pacientes assintomáticos, já que antes os testes eram realizados somete quando a pessoa tinha sintomas.
VISITA NA RESIDÊNCIA. Os pacientes positivados vão continuar recebendo o atendimento da equipe formada pelos profissionais de saúde da UBS Covid, que realiza monitoramento diário, inclusive nos finais de semana e feriado.
A diferença é que uma equipe formada por agentes comunitários de saúde realiza visitas nas residências levando um oxímetro e acompanhando a evolução do quadro. Quando o paciente apresenta uma piora, já é encaminhado para um atendimento médico. Se o paciente não tiver em casa será comunicado a fiscalização e será autuado.
TRATAMENTO PÓS COVID. A outra diferença é que agora, o paciente que tiver no último dia de isolamento, passará por uma avaliação do médico para que possa ser encaminhado para o tratamento pós covid, e tratar as sequelas do covid.
O tratamento pós covid conta com uma equipe composta por psicólogas, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos. Os atendimentos serão em grupos dependendo do grau de necessidade ou individual para casos mais graves.