Em reunião programada para essa terça-feira, hoje, 21, o prefeito Pedro Coelho dará início a formação da comissão que irá trabalhar na organização da 15ª Festa do Leitão Maturado – prato típico de Goioerê – que está agendado para acontecer no dia 4 de junho.
A reunião contará com a presença de representantes das entidades e do professor Jacó Gimenes, que auxiliou na criação do prato típico, quando o Conselho da Mulher coordenou a sua criação na administração do ex-prefeito Antonio Sena.
Na época o professor Jacó sugeriu inúmeras ideias, convidando pessoas que gostavam de cozinhar, para sugerirem pratos, assim como reunião com pioneiros que relataram as comidas mais comum na década 60.
Após algumas reuniões, definiu-se pelo concurso que foi realizado em um ano, período em que os participantes apresentavam, uma vez por mês, na Associação Museu, os pratos inscritos para uma comissão. Ao final, o prato apresentado pelo contabilista Roque Karoleski – o Leitão Maturado – foi o vencedor e instituído como prato típico de Goioerê.
E, 15 anos depois Jacó Gimenes retorna para Goioerê, a convite do prefeito Pedro Coelho para participar da reunião que terá como proposta principal a formação da comissão para planejar, organizar e executar a Festa do Leitão Maturado que teve na administração do ex-prefeito Beto Costa o ponto alto na 10ª edição do Festa de Leitão Maturado, quando reuniu cerca de 12 mil pessoas no parque de exposições, das quais 10 mil convidadas que adquiriram convites e os restantes voluntários que trabalharam na organização e realização do evento que é uma das mais destacadas festa do prato típico do Paraná.
O leitão Maturado se consilidou como prato típico e reúne mais
de 7 mil pessoas no Parque de exposição
O prefeito Pedro Coelho se reuniu com representantes das entidades nesta
semana iniciando as discussões sobre o prato típico