A noite de sábado, 30, foi de emoção no lançamento do “Claus-O arteiro Claudio Martins”, quando muitas lembranças do saudoso artista goioerense Claudio Martins, que faleceu no ano de 2019, foram relembrados pelo amigo e artista Adauto Mazonas, que juntamente com o jornalista Helder Vilella concluíram o projeto do livro com poemas, textos, letras de músicas de Claudio Martins e fotos relatando um pouco de sua trajetória.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Como o livro foi publicado através Lei de Incentivo Cultural Claudio Martins, sua distribuição será gratuita, através da Secretaria de Cultura. Serão apenas 250 livros que começaram a ser distribuídos na noite de lançamento. O primeiro livro foi entregue a esposa do saudoso Claudio Martins, Mary e seu filho Gabriel, presentes no evento.
O lançamento que era para ter acontecido na Biblioteca Municipal, foi transferido para o Centro de Múltiplo Uso devido a previsão chuva, e contou com a presença do prefeito Betinho Lima, da presidente da Associação dos Pioneiros, Vera Carvalho, da esposa do saudoso Claudio Martins, Mary, e do filho Gabriel e do secretário de Cultura, Dhionata Macena.
Adauto Mazonas e Helder Vilella, que concluíram o livro iniciado em parceria com Claudio Martins, relataram o processo de produção do livro que conta com poemas, letras de música, textos de teatro e até um diário escrito por Claudio Martins. O livro foi finalizado com uma fotobiografia de Claudio Martins, com fotos que relatam a história do artista Claudio Martins, que foi ator, escritor, diretor e músico. “A vida de Claudio Martins foi curta entre nós, mas esse pouco que viveu foi intenso” – disse Helder Vilella.
O jornalista Helder Vilella disse que trata-se de um livro feito a 6 mãos, pois contou com a colaboração na diagramação de Diogo Anitelli, e que a falta de recurso foi o que inviabilizou a sua publicação. “Pensamos em fazer uma vaquinha, mas com o dinamismo do secretário de cultura, Dhionata, que vem fazendo um resgate da Cultura, através da Lei de Incentivo Cultural Claudio Martins, o livro foi publicado”.
Adauto muito emocionado, ele que foi um grande amigo de Claudio Martins, também relatou seus últimos momentos com Claudio e cantou uma música, cuja letra escreveu após uma visita, onde segundo ele “foi nesse dia que nos despedimos”. O secretário de cultura, Dhionata também relatou que conheceu o teatro através de Claudio Martins que foi o responsável por lhe inspirar a viver da cultura. “O Claudio nasceu para ser de todos e hoje está eternizado em nosso coração e através desse livro”.