Na sexta-feira, 21, o mundo celebra o Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down, uma data dedicada à conscientização e inclusão das pessoas com a condição genética. Em Goioerê, uma iniciativa especial pretende mobilizar a população por meio da campanha “Lots of Socks”, incentivando o uso de meias trocadas ou divertidas como símbolo de diversidade e respeito às diferenças.
Siga a Tribuna no WhatsApp
A ação é promovida pelas vereadoras Aline Suellen e Ivonete Rocha, em parceria com as mães atípicas do município, e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão. “Quando usamos meias coloridas ou desparelhadas, despertamos a curiosidade das pessoas e criamos uma oportunidade para falar sobre a Síndrome de Down, reforçando que o diferente também é especial e deve ser respeitado”, destacam as organizadoras.
A mobilização sugere aos participantes que tirem uma foto usando as meias coloridas, postar nas redes sociais, curtir a página @atípicas_unidas2025 e marcar a publicação. Aqueles que seguirem estarão concorrendo a uma sessão de fotos com o fotógrafo Franco Hoff.
A campanha “Lots of Socks” tem alcance mundial e já se tornou uma tradição em diversos países. O uso das meias trocadas simboliza a singularidade de cada indivíduo e fortalece a mensagem de que a diversidade deve ser celebrada. Em Goioerê, a expectativa é que muitas pessoas abracem a causa e contribuam para uma sociedade mais inclusiva.