Quem olhou para o céu nos últimos dias percebeu a lua cheia em destaque, grande e bonita. Nesta quinta-feira (10), ela terá o pico de luminosidade, oferecendo um espetáculo para os moradores do Paraná.
Siga a Tribuna no WhatsApp
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a chamada “Lua do Veado” poderá ser vista com mais facilidade nas regiões Noroeste, Oeste e Norte do Estado, onde o céu deve ficar limpo, sem cobertura de nuvens.
Segundo o professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, o nome foi dado por indígenas norte-americanos por marcar a época do ano em que nascem os chifres dos veados machos. “Podemos até chamar de Super Lua do Veado, porque vai coincidir com uma aproximação maior da Super Lua. Ela estará com praticamente 98% da parte voltada para a Terra iluminada”, explica.
Para observar o fenômeno, o melhor momento será no início da noite, logo após o pôr do sol, com o céu limpo favorecendo a visibilidade. “No Sudoeste, Centro-Sul e na faixa Central do Estado, haverá mais nuvens que podem atrapalhar, mas ainda assim será possível observar em alguns momentos”, afirma o meteorologista do Simepar, Leonardo Furlan.
A Super Lua do Veado também é chamada de “Lua do Trovão” por ocorrer durante o período de tempestades de julho no Hemisfério Norte, sendo um fenômeno que chama a atenção de astrônomos e entusiastas por sua beleza e significado.