“Se as mães não levarem os filhos para tomarem a vacina, eles podem acabar pegando covid como aconteceu com minha amiga” – diz toda confiante, a pequena Luiza Bortoluzzi, de 10 anos, que foi a primeira criança de Goioerê a receber a dose da vacina pediátrica contra Covid-19, no último sábado, 22.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
A Tribuna conversou na tarde desta terça-feira, 25, com Luiza e a sua mãe Simone Bortoluzzi, que falou como foi a decisão de levar a filha para vacinar e da reação na filha.
Simone explica que nunca teve receio e “foi uma decisão consciente de que a vacina é o melhor”. Ela comenta que ter medo da reação é algo que não pode ser o motivo para não vacinar.
Já a pequena Luiza disse que o único medo foi da agulha. “Quando a minha mãe falou que eu ia tomar vacina, pensei que ia morrer”, conta explicando que tinha visto na televisão as pessoas tomando vacina e ficou com medo. Mas logo fala que a “moça” (enfermeira) que aplicou a vacina, fez ela perder o medo e já disse que vai tomar a segunda dose, desde que seja com a mesma “moça”.
Luiza fala que no sábado foi um pouco difícil porque o braço começou a doer, mas a mãe fez uma compressa e logo passou, e diz que está muito bem.
Simone explica que hoje se sente mais confortável sabendo que a filha recebeu a primeira dose. “A gente sabe que todas as vacinas podem dar uma reação. Vacinei minha filha na fé em Deus de que era a melhor decisão, e crendo na ciência” – e encerra mandando um recado para os pais: “Amamos tantos nossos filhos e uma das formas de expressarmos este amor, é dando a vacina”.
Em contato com a equipe da Secretaria de Saúde, eles informaram que no sábado, 22, a imunização ficou bem aquém do esperado. Apenas 18 crianças foram vacinadas.
Para a Secretaria de Saúde, muitos podem ter sido os motivos: as crianças poderiam estar com sintomas gripais, os pais talvez não tiveram tempo de conseguir a declaração com o médico, e uma grande maioria estão com medo das reações.
QUINTA-FEIRA, 27, TEM VACINAÇÃO
Nesta quinta-feira, 27, a Secretaria de Saúde de Goioerê irá imunizar novamente as crianças e espera que tenha uma maior adesão, até pelo fato de que as aulas retornarão dia 7 de fevereiro.